VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Diretoria de Transportes da Sesttran inicia curso obrigatório para permissionários e condutores


A Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito – Sesttran, realizou, no período de 22 a 26/01, na Escola Municipal de Trânsito – Emtran, no bairro Lomanto, no horário de 8 às 13:30, à primeira etapa de inscrições para o curso obrigatório que antecede a realização das vistorias obrigatórias anuais, conforme Portaria Nº. 45, de 27 de novembro de 2017 e que torna público o Calendário Anual de Inspeção Veicular e dá outras providências.
O Curso será realizado pelo Setor de Educação para o Trânsito da Sesttran, sob a coordenação do Educador Hermes/Silva, para os permissionários e condutores do serviço autônomo de transportes de passageiros das modalidades: táxi, mototáxi, motofrete, carro de som e transporte coletivo. 
As inscrições continuam abertas até o dia 16.02, para o curso voltado a atender aos permissionários e condutores de táxi. As demais datas de inscrição do curso obrigatório para as modalidades restantes de mototáxi, motofrete, carro de som, transporte escolar e transporte coletivo serão posteriormente divulgados pela Sesttran.
O Diretor de Transportes da Sesttran, Gláucio Costa explica que a partir deste ano (2018), o curso obrigatório passou a ser anterior à vistoria anual e que o não comparecimento do permissionário (ao curso da sua respectiva modalidade) implicará na impossibilidade da sua participação no processo de vistoria anual/2018, e consequente não expedição do seu alvará.




Saúde promove encontro sobre saúde mental
 Acontece nesta terça-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro Encontro Sobre Saúde Mental, realizado pela Prefeitura de Itabuna, através do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). O encontro reunirá cerca de 160 profissionais da Rede Básica de Saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e demarca as atividades da Secretaria de Saúde em torno da Campanha Janeiro Branco, mês em que, no Brasil, acontece a Campanha Nacional de Saúde Mental.
A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, disse “Itabuna vive um momento especial na área de Saúde, e, em relação aos pacientes psiquiátricos, isso não é diferente, pois conseguimos reorganizar e avançar nos atendimentos dessa área. Hoje, o CAPS II possui uma equipe ampla e preparada para acolher a clientela. São 13 colaboradores, entre servidores administrativos, psiquiatras, equipe de enfermagem, psicólogos e educador físico”, disse a secretária apontando que o CAPS II, pelos resultados que vem apresentando, já desponta com um dos equipamentos de saúde mais importantes do município.
A coordenadora técnica do CAPS II Viviane Araújo Cerqueira disse que um dos objetivos principais do encontro é o de “provocar uma quebra de paradigmas no tratamento psiquiátrico. Hoje, temos uma porta de entrada para a nossa clientela, que é o Ambulatório Psicossocial localizado na Rua Zildolina, no bairro da Mangabinha. Após esse atendimento, o cliente pode ser encaminhado para o nosso CAPS II, para ser acompanhado pela equipe multidisciplinar. Para além disso, porém, é importante que todos os profissionais de Saúde estejam sensíveis para essa questão, muitas vezes observadas por um olhar que não é o mais correto, evidenciando-se, às vezes, o preconceito. Então, por isso, consideramos importante a realização do I Encontro Sobre Saúde Mental”.
O evento contará com duas participações especiais. A psiquiatra  Tatiane Aguiar fará uma exposição sobre os principais tipos de transtorno mental e a psicóloga  Luana Evangelista, falará sobre  desmistificação do transtorno mental.
Conhecendo o CAPS II
Camila Araújo Cerqueira explicou ainda que, atualmente, cerca de 600 pessoas em Itabuna são acompanhadas pelo CAPS II. “Embora, o centro não tenha demanda espontânea, nós atendemos também as pessoas que nos procuram de forma direta”, disse.
“Infelizmente, ainda existe preconceito em relação a esse assunto e queremos justamente acabar com isso”, continuou, apontando ainda que o CAPS II está localizado na Rua G, 100 – Loteamento Jardim Alamar – Bairro Santo Antônio, na rua atrás da Escola Curumim. O atendimento acontece diariamente, de segunda à sexta, sempre das 8h às 17h.
“Os pacientes que necessitarem de nosso atendimento, a gente lembra que primeiro precisa passar pelo Ambulatório Psicossocial, na Mangabinha, e depois é encaminhado para o CAPS II. Não esquecer de levar um documento de identificação, comprovante de residência e o Cartão do SUS atualizado”, lembrou.
ERIC THADEU NASCIMENTO SOUZA
Analista em Comunicação Social (Rádio & TV)  - Prefeitura de Itabuna - Matrícula 792401
Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde


Portaria normatiza prescrição de medicamentos pelos enfermeiros da rede municipal de saúde

          A Secretária de Saúde, Lísias Miranda São Mateus assinou a Portaria 001/2018 que dispõe sobre a normatização da prescrição de medicamentos, solicitação de exames de rotina, segmento, rastreamento, bem como encaminhamentos para     atendimentos especializados e de urgência e emergência, pelos enfermeiros integrantes da Rede de Saúde Pública do Município de Itabuna.
         O documento leva em conta a legislação vigente no país. Com isso, o enfermeiro poderá realizar as prescrições de medicamentos previamente estabelecidos em Programa de Saúde Pública do Ministério da Saúde e em rotinas aprovadas pela Secretaria da Saúde do Município de Itabuna, tendo validade máxima de 30 dias a contar da data da prescrição. Para medicamentos do elenco do Programa de Hipertensão e Diabetes cuja prescrição se manterá válida por 90 dias.
         A portaria também atribui ao enfermeiro encaminhamento dos pacientes para Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, no âmbito da Secretaria de Saúde do Município de Itabuna, e estabelece que, os medicamentos e exames descritos nos Anexos II e III, desta portaria, somente poderão ser prescritos ou solicitados pelos enfermeiros inseridos nos programas de saúde pública regulamentados pelo Ministério da Saúde, em funcionamento na rede municipal de saúde, podendo ser acrescidos e atualizados automaticamente desde que, regulamentados pelo Ministério da Saúde.
         Já a prescrição de medicamentos preconizados para controle e tratamento de doenças crônicas, Tuberculose e Hanseníase será, obrigatoriamente, subsequente à prescrição médica com necessidade de reavaliação da situação clínica do paciente no mínimo à cada três meses.
Atribuições
         O documento define que são atribuições e competências dos profissionais de enfermagem que atuam nos Programas de Saúde Pública regulamentados pelo Ministério da Saúde, em funcionamento na rede municipal de saúde: realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio ou nos demais espaços comunitários, em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade.
         Também é atribuído aos profissionais de enfermagem realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal, solicitar exames complementares, bem como prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços. As prescrições de medicamentos e solicitações de exames complementares pertinentes a atividade de enfermagem deverão ser feitas com os dados completos do paciente, devidamente assinadas com a identificadas com carimbo contendo o número de Inscrição do Conselho de Classe da Enfermagem – Coren-Bahia, com nome do profissional, data da prescrição e em letra legível e respectiva assinatura/rubrica.  
         A prescrição e dispensação de medicamentos serão restritas aos profissionais de enfermagem inseridos em Programas de Saúde Pública do Município de Itabuna/BA. Na prescrição de medicamentos constantes no Programa de DST’s, será obrigatória a identificação no receituário do número da notificação de agravos.
A prescrição de medicamentos bem como solicitação de exames e encaminhamentos realizados pelo enfermeiro deverão ter receituário padronizado da Secretaria de Saúde do Município de Itabuna, ou formulário com carimbo da Unidade Básica de Saúde/ Unidade Saúde da Família de origem. A portaria não isenta nenhum profissional enfermeiro de suas responsabilidades éticas e legais durante o desempenho no exercício de sua profissão.


MEC divulga lista de aprovados no Sisu 2018


O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta segunda-feira, o resultado da edição 2018 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), com as listas de aprovados para as vagas disponíveis em universidades públicas federais e estaduais. Foram oferecidas, ao todo, 236.601 vagas em 130 instituições de ensino superior. As inscrições estavam abertas para os estudantes que participaram do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, não zeraram a redação e não se inscreveram como treineiros. A partir de hoje e até o dia 7 de fevereiro, aqueles não foram classificados para nenhuma das opções ou que foram selecionados para sua segunda opção podem se inscrever para participar da lista de espera. Consulte aqui o resultado do Sisu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário