VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Assinado o termo de compromisso que garante curso de medicina em Itabuna





O prefeito Claudevane Leite, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, e o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, assinaram, no início da noite, o termo de compromisso que garante a instalação de um curso de medicina em Itabuna. 



O município foi escolhido depois que a Prefeitura cumpriu os requisitos apresentados por uma comissão de especialistas dos ministérios da Educação e da Saúde. Entre os pré-requisitos, foram levados em conta a infraestrutura de saúde, o compromisso do governo municipal de continuar a investir na saúde, a importância da cidade em relação aos municípios vizinhos e condições de receber novos alunos.



Durante a solenidade, o prefeito Vane ressaltou que Itabuna vive um novo momento, o que mostra que a administração vem atuando com seriedade e criando oportunidades de expansão e crescimento. “Itabuna é uma cidade polo nos serviços de saúde. A habilitação para a abertura de mais um curso de medicina irá fortalecer não só a rede prestadora de serviços educacionais, como a de serviços de saúde e a própria economia do município, que tem muito a ganhar. A nossa proposta é avançar ainda mais e para isso vamos cumprir com rigor cada exigência dos Ministérios da Educação e da Saúde”, assegurou o prefeito.



O próximo passo, segundo o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, é o lançamento do edital para selecionar a instituição privada que vai oferecer o curso de graduação. Para isso, a instituição deverá cumprir pré-requisitos como apresentação de Plano de Investimento, Qualificação da Renda, Projetos de Reformas e Equipamentos para as Unidades de Assistência a Saúde Familiar para garantir que os residentes atuem nas unidades de saúde da família. São requisitos básicos do Programa Mais Médicos que é a atuação nas urgências de todo o país.




85 VAGAS PARA ITABUNA


Em Itabuna inicialmente serão disponibilizadas 85 novas vagas de graduação. A meta é alcançar a formatura de mais 11.500 novos médicos até 2017. De acordo com Heider Aurélio Pinto este é um dos compromissos do Programa Mais Médicos para expansão e melhoria da formação médica em todo o país. “Até o momento já autorizamos 6.200 vagas. Então estamos caminhando para cumprir meta e levar à população o projeto de expansão e extensão nos próximos 20 anos visando garantir 2,7 médicos por mil habitantes”, explica Heider.
A previsão é de que até o fim deste ano já tenha sido escolhida a instituição que implantará o curso de medicina em Itabuna. Ainda em outubro sairá o edital de chamada pública para que instituições de ensino privadas interessadas apresentem suas propostas. Antes da publicação, uma audiência pública será realizada em Brasília, para a discussão dos critérios de escolha previstos no processo. Instituições com cursos na área de saúde bem avaliados devem ter prioridade, além daquelas com um plano político-pedagógico.
Ao todo, 39 cidades foram selecionadas. Na Bahia, além de Itabuna, foram habilitados para receber os novos cursos: Alagoinhas, Guanambi, Eunápolis, Jacobina e Juazeiro.

Aguardem fotos clicadas por Alex de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário