VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 2 de maio de 2014

STF deve julgar nesta quarta ação contra Lei Geral da Copa



STF deve julgar nesta quarta ação contra Lei Geral da Copa
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta quarta-feira (7) o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questiona benefícios concedidos à Fifa previstos na Lei Geral da Copa (LGC). Apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a ação questiona ainda o pagamento de prêmios com verba pública para ex-jogadores da seleção brasileira que atuaram em 1958, 1962 e 1970. Em junho do ano passado, a PGR pediu a concessão de medida cautelar para suspender três artigos da LGC: o que prevê que a União assumirá os efeitos da responsabilidade civil de danos relacionados à Copa das Confederações de 2013 e à Copa do Mundo de 2014 (artigo 23); o que autoriza o pagamento de prêmios e auxílios a ex-jogadores (artigos 37 a 43); e o que isenta a Fifa de pagar gastos com processos, honorários periciais e despesas judiciais (artigo 53). Para a PGR, a União não pode se responsabilizar civilmente por atos da Fifa porque isso contraria a Constituição. Na época, o relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, preferiu levar a ação para julgamento no plenário.

Decisão sobre extraditar Pizzolato 'não será política', afirma embaixador

Decisão sobre extraditar Pizzolato 'não será política', afirma embaixador
Foto: Fabiano Costa / G1
Embora o governo brasileiro tenha recusado, em 2010, a extradição do ex-ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, afirmou que a análise do pedido de extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, marcada para 5 de junho, “não será política”. “Quero ressaltar que [a decisão de extraditar ou não Pizzolato para o Brasil] não vai ser uma decisão política. Será com base apenas em elementos jurídicos”, explicou o diplomata ao G1. Na tentativa de repatriar o ex-diretor ao país para que ele cumpra a pena pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro – resultantes do processo do mensalão –, o governo federal encaminhou ao Executivo italiano um pedido de extradição. Porém, mesmo com a dupla cidadania (brasileira e italiana) do condenado, o embaixador explicou que a carta italiana não opõe restrições à eventual extradição de um de seus cidadãos, ao contrário do que prevê a Constituição brasileira. Segundo Trombetta, caberá ao Executivo italiano apenas chancelar a posição da Justiça após ser expedida a sentença sobre o caso. “Não é uma decisão que caiba à embaixada ou ao governo italiano. É a Justiça italiana que tem de considerar todos os aspectos”, explicou o diplomata.


Candidatura de Dilma é 'irreversível', diz Falcão

por José Roberto Gomes / Estadão Conteúdo
Candidatura de Dilma é 'irreversível', diz Falcão
Foto: Divulgação
A candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff é "irreversível", garantiu neste sábado (3) o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ao reafirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não a substituirá na corrida pelo Palácio do Planalto. "Acho que isso ficou muito claro", afirmou no 14.º Encontro Nacional do partido, realizado em São Paulo e que formalizou a pré-candidatura da presidente. "Estamos dizendo há muito tempo que ela é a nossa candidata." Segundo Falcão, o ex-presidente será o chefe da campanha de Dilma independente de ter um cargo formal ou não. "Lula é o grande comandante", afirmou. "Ele transcende qualquer estrutura organizacional. Lula não precisa ter cargo para estar no dia a dia da campanha", completou. O secretário nacional de Comunicação, vereador José Américo, admitiu, no entanto, que Lula poderá sim ter "algum cargo" na coordenação de campanha, mas não será o de coordenador. O presidente nacional do PT reconheceu que a campanha pela reeleição de Dilma será "difícil", uma vez que a disputa se dará com adversários que têm força na "elite e na imprensa", avaliou, ao referir-se ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao ex-governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB. Questionado sobre o impacto eleitoral de uma suposta ligação do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha com um laboratório do doleiro Alberto Youssef - investigado em operação da Polícia Federal -, Falcão afirmou que não há motivo para retirar Padilha da disputa pelo governo do Estado de São Paulo porque o ex-ministro é "inocente".


PM apreende 350 quilos de dinamite em Nordestina
Foto: Ascom / PM
A Polícia Militar apreendeu, neste sábado (3), 350 kg de dinamite durante abordagem a um carro, na cidade de Nordestina, no nordeste do estado. Três homens foram presos, um deles já com passagem pela polícia por furto. Além dos explosivos, foi encontrada uma bobina com 750 metros de pavio. A polícia acredita que os garimpeiros Cícero de Jesus, 33 anos, Auriosmar Nascimento dos Santos, 35 anos e Jaélcio Evandro dos Santos, 28 anos, pretendiam utilizar os artefatos para explodir caixas eletrônicos. O fato foi registrado na delegacia do município de Senhor do Bonfim. Informações do A Tarde.

Homem que bateu carro em prédio da Pituba não teria carteira

Homem que bateu carro em prédio da Pituba não teria carteira
Foto: Reprodução / TV Bahia
O homem que perdeu o controle de uma caminhonete e destruiu a frente de um prédio no bairro da Pituba, em Salvador, não teria carteira de motorista. Segundo a TV Bahia, ele teve que pagar cerca de R$ 2,6 mil – três salários mínimos – para sair da prisão. O acidente ocorreu nesta sexta-feira (2) e destroços atingiram ainda dois carros que estavam na garagem. . "Ele só dizia que estava vindo da balada e, nas palavras dele, que ele estava pegando um racha, com esse rapaz, um amigo dele, e que ele perdeu controle da direção, estava completamente embriagado", afirma a moradora Maria das Graças. A polícia informa que o motorista não admitiu o racha, mas afirmou que havia ingerido bebida alcoólica. A Transalvador registrou a ocorrência e providenciou um guincho para retirada do veículo da entrada do prédio. A Defesa Civil também foi acionada pelos moradores para que fosse realizada uma análise do abalo na estrutura.

Após morte, CBF interdita preventivamente o Arruda

por Estadão Conteúdo
Após morte, CBF interdita preventivamente o Arruda
Paulo Ricardo foi atingido por privada | Foto: DHPP / Divulgação
A morte de um torcedor após o empate por 1 a 1 entre Santa Cruz e Paraná, nesta sexta-feira (2), pela Série B do Campeonato Brasileiro, fez a CBF agir. Em resposta à tragédia ocorrida no Arruda, no Recife, a entidade decidiu interditar de maneira preventiva o estádio neste sábado (4). "Considerando o grave incidente ocorrido na noite de ontem no Estádio do Arruda e arredores, em Recife, após o encerramento da partida Santa Cruz x Paraná, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, do qual resultou uma vítima fatal, a CBF, através das suas Diretoria de Competição e Diretoria Jurídica, vem pelo presente ato administrativo, interditar o Estádio do Arruda até que o processo relativo ao incidente seja apreciado pelo STJD", explicou a nota assinada pelo diretor de competições, Virgilio Elísio da Costa Neto, e o diretor jurídico, Carlos Eugênio Lopes. Depois do apito final do confronto de sexta, um homem identificado como Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, foi atingido por um vaso sanitário atirado da arquibancada quando passava em frente ao portão 6 do Arruda, destinado à torcida adversária. Nenhum suspeito foi identificado. Ainda não há a informação de quantos jogos o Santa Cruz terá que fazer longe de seu estádio. A próxima partida que estava marcada para o Arruda aconteceria já no próximo sábado (10), diante do Luverdense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário