VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CONVITE

CESOL ITABUNA

 
Imagem inline 1





Prefeitura anuncia ações para agricultura e o meio ambiente em Itabuna




A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente concluiu e lança, já no próximo dia 26, um pacote de projetos dentro do Programa de Agricultura e Meio Ambiente. Os projetos, que serão implantados a curto, médio e longo prazo, foram divididos em eixos que darão rumo às ações da secretaria.
O primeiro eixo direcionado à agricultura familiar e inclusão sócioprodutiva visa à promoção e o fortalecimento desse segmento, a partir da reestruturação e do fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os pequenos produtores cadastrados terão garantidos os insumos necessários (sementes, adubos, sistema de irrigação, etc.) para o aumento da produção alimentar, além da qualificação e orientação técnica.
Ainda no setor agrícola, estão programados a estruturação da cadeia produtiva da aqüicultura e pesca; implantação de uma rede municipal de sementes e mudas; fomento à conservação produtiva do cacau; a reestruturação dos assentamentos rurais municipais e a implantação de unidades de produção com sistemas agrossilviculturais da agricultura familiar e o fortalecimento da feira do produtor.
O cronograma de ações também já está concluído com os projetos para a implantação dos centros de abastecimento municipal. Também agroindustrial cooperativo do Litoral Sul e o de referência da eqüinocultura, bovinocultura e ovionocaprinocultura territorial.
“Os projetos vão fomentar e fortalecer as atividades da agricultura e agropecuária no município e garantir com isso o destaque territorial na construção de bases fortes, capazes de transformar Itabuna em um importante centro de referência territorial”, destacou o secretário de Agricultura, Lans Alves de Almeida Filho. Ele acrescenta que a região tem um grande potencial, o que falta é explorar, apostar e investir na área. “É o que a prefeitura está fazendo” garantiu.
Com relação à questão ambiental, o secretário disse que a prefeitura vai apostar no “Cidade Sustentável” um projeto ousado que segundo ele, começa com a estruturação e adequação do Sistema Municipal de Meio Ambiente à legislação ambiental estadual e federal. As metas incluem planejamento ambiental de acordo com o zoneamento ecológico econômico, Plano Diretor Municipal e da Bacia Hidrográfica, Agenda 21 local e Plano de Gestão Integrada da orla fluvial do Rio Cachoeira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário