Professor cria software para cálculo do custo da educação ideal em municípios
Um simulador que
calcula o percentual ideal do orçamento dos municípios que deveria ser
investido na educação, para que o ensino alcance níveis desejáveis de
qualidade, foi desenvolvido na Faculdade de Administração e
Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). O programa de
computador é resultado da tese de doutorado de Thiago Alves que, hoje, é
professor do curso de administração na Universidade Federal de Goiás.
Para chegar ao produto final, Thiago conta que partiu da pergunta:
“quanto custa a educação pública gratuita e de qualidade no Brasil?”.
Com base em comparação que fez em relação aos países desenvolvidos,
Thiago observou que, enquanto no exterior calcula-se quanto é necessário
investir nas escolas para o fornecimento de um serviço de qualidade e, a
partir daí, o recurso é investido, no Brasil a ordem era contrária. O
programa foi testado em três municípios goianos: Cezarina, Goiatuba e
Águas Lindas. Tendo em vista as disparidades, a proposta de que o
governo brasileiro invista 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB) na
educação pode não atender de forma igualitária as localidades
brasileiras, argumentou Thiago. “As condições da educação pública no
Brasil são diversas. Cada estado, cada município tem os seus próprios
desafios”, disse.
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