VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Itabuna terá Micareta e festa para Jorge Amado


Secretário Carlos Leahy e o prefeito Capitão Azevedo
Município onde Jorge Amado nasceu, Itabuna estará mobilizada em uma grande comemoração do centenário do escritor, em agosto deste ano. A festa terá atrações de peso nacional, a serem confirmadas nos próximos meses pela Prefeitura. Jorge também será tema da micareta programada para o período de 26 a 28 de julho, quando Itabuna comemora 102 anos de emancipação político-administrativa.
A programação desses eventos para o meio do ano é uma das razões que levaram o governo municipal a decidir promover em fevereiro um carnaval mais “enxuto”, de perfil eminentemente cultural. Detalhes da festa foram discutidos nesta terça-feira, 03, com a presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Sandra Ramalho, e em seguida com representantes de blocos tradicionais da cidade. “Nossa ideia é manter a tradição da Lavagem do Beco do Fuxico, como fizemos no ano passado, apoiando a participação dos blocos Maria Rosa, Casados I...Responsáveis, baianas, entre outros grupos”, afirma o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy.
O secretário admite que a Prefeitura tentou obter recursos junto à iniciativa privada para contratar grandes atrações para a folia, o que ficou inviabilizado devido ao curto espaço de tempo.
Outro fator que fez o governo optar pelo carnaval cultural foi o preço das atrações de Salvador nessa época do ano. “Esse é o período de maior demanda para os grandes nomes da música baiana, portanto o preço que os artistas cobram é maior”, salienta Carlos Leahy. Segundo ele, a opção pela micareta em julho e pela festa em homenagem a Jorge Amado, no mês seguinte, além de ter um significado maior, pelo reconhecimento ao escritor grapiúna, implicará em custos menores para o município.
OBRAS – A questão da austeridade é citada pelo prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo Leal. Ele enfatiza que “num ano em que o município terá grandes demandas de infraestrutura, é necessário direcionar recursos para as obras, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, evitando desequilíbrio nas contas”.
Capitão Azevedo também menciona o índice de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, que ainda é alto no município, apesar do esforço empreendido para controlar os focos. “Esse período de calor e muita umidade favorece a reprodução do vetor e todas as equipes do governo estão de alguma forma envolvidas no combate à dengue”, afirma o prefeito. Ele salienta que “nesse momento, o governo não pode perder o foco”.
PRIORIDADES – O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom), José Adalto, apoia a decisão de se promover somente o carnaval cultural. Devemos apoiar a decisão da Prefeitura porque vai beneficiar muito mais a população, empregando no município o dinheiro que iria para o carnaval. A população vai entender que essa decisão vai ser favorável para o município”, observa Adalto.
Empresário do ramo de eventos e produtor musical, Missinho Mendes, do MM Studios, ganharia com a realização do Carnaval, mas admite que o momento pode não ser o melhor para a festa. “Seria bom se tivesse o Carnaval, mas para isso a cidade deve estar em condições de fazer um evento desse porte”, frisa Missinho. Para o empresário, “se a Prefeitura decidiu não realizar o carnaval e fazer um evento posterior, é porque é necessário investir em ações mais urgentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário