VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Com greve dos bancários, aposentados ficam impedidos de receber benefícios


A greve dos bancos está deixando milhares de aposentados sem receber o benefício do INSS, que começou a ser pago em 26 de setembro e segue até amanhã. Dados da assessoria de imprensa do INSS aqui na Bahia apontam que 21.304 novos benefícios foram concedidos no estado desde 8 de setembro, portanto é grande a chance de que parte desses beneficiários ainda não tenha o cartão em mãos e esteja impedida de realizar os saques.
Estimativas da Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Cobap) dão conta ainda de que 15 milhões de beneficiários da Previdência em todo o Brasil não possuem o cartão.
“Isso porque muitos aposentados optaram por não ter o cartão, pois o dinheiro é tão pouco que eles preferem fazer o saque diretamente no caixa na agência. Isso acontece frequentemente entre os que recebem um salário mínimo”, explica o presidente da Cobap, Warley Gonçalves.
O INSS, através de sua assessoria, disse não ter como confirmar as estimativas da Cobap, pois não é responsável pelo controle de quem tem cartão ou não, já que esta é uma função dos bancos.
Para o aposentado que ainda não possui o cartão porque se aposentou recentemente, a chefe da divisão de benefícios da gerência do INSS em Salvador, Mônica Protázio, explica: “O primeiro pagamento sempre é feito na agência bancária, sem o cartão. Então, quem teve o benefício concedido há pouco tempo e ainda não fez o primeiro saque terá que esperar o fim da greve”.
Já os aposentados que optaram por não ter o cartão também terão que esperar o final da paralisação para sacar o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário