VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ITABUNA VAI TER CADASTRO MUNICIPAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA.

Vereador Milton Gramacho
O vereador de Itabuna Milton Gramacho apresentou Projeto na Câmara de Vereadores, visando criar um cadastro municipal de Pessoas Deficientes ativos, com a finalidade de cadastrar as pessoas portadoras de deficiência, em atividade profissional, nos órgãos da Administração Direta e Indireta e empresas privadas de Itabuna.

Foi aprovado, em primeira votação, pela Câmara de Vereadores de Itabuna, na última quarta-feira, dia 1º de Junho, o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal dos Deficientes físicos de Itabuna.
“ O cadastro é para termos segurança de que estamos no caminho certo, beneficiando uma categoria de trabalhadores que vem crescendo em nossa cidade, dando a essas pessoas garantias de seus direitos”, observou o vereador Milton Gramacho.

O Cadastro Municipal de Pessoas com Deficiência tem a finalidade de avaliação das atividades exercidas, analisando os seguintes critérios:

- Se a pessoa desenvolve atividade apta ao seu tipo de deficiência; Se as condições oferecidas pela (o) empresa ou órgão para realização da atividade são compatíveis; Quantitativo de pessoas com deficiência; mensuração da salubridade; política de acessibilidade do (a) órgão ou empresa; e infraestrutura real de acessibilidade e deslocamento.
Para um dos articuladores do movimento em prol da criação do cadastro, o paraplégico Claudio da Silva Santos, o filho do cabeleireiro Silvio Santos, há 3 anos que os portadores de deficiência buscam seu reconhecimento, seu valor no mercado de trabalho. Ele explicou porquê:
- Precisamos manter maior fiscalização no município em relação a aplicação das leis que garantem acessibilidade aos portadores de deficiência; precisamos que à lei da prioridade de atendimento seja respeitada; observar a construção de prédios públicos ou não, comerciais ou residenciais, se possuem rampas de acesso; e garantir o acesso ao trabalho de portadores de deficiência, que podem atuar em determinada área, além do cadastro, agora a criação do conselho completa essa etapa.
Associaões dos Deficientes de Itabuna, Aurelino Leal e Ubaitaba presentes na Câmara.
O Presidente da Associação Grapiúna do Paraplégico – AGP, José Raimundo Borges da Silva, informou que a entidade congrega hoje mais de 3.700 associados. Segundo ele, a criação do cadastro e do Conselho Municipal vai fortalecer a luta e as aspirações dos portadores de deficiência física, que tem sido discriminada e desrespeitadas por diversos segmentos da sociedade. “ Na verdade, o pessoa portador de deficiência não é incapaz. Ele é um cidadão que paga impostos e merece ser tratado com igualdade”, frisou.
Os portadores de deficiência física dos municípios de Aurelino Leal e Ubaitabas no Sul da Bahia manifestaram apoio a criação do cadastro e Conselho Municipal de Itabuna. Uma caravana representada pelo jovem Manoel Ferreira Braga, esteve presente em Itabuna, apresentando solidariedade e pedindo aos vereadores itabunenses que aprovem o projeto.
A Associação dos Deficiêntes de Aurelino Leal e Ubaitaba se faz presente nesse momento importante para a categoria, visando aprovação dos projetos. “ Trata-se de um grande avanço para todos”, frisou Manoel Ferreira, feliz e sorridente.
Por outro lado, o vereador Autor Roberto de Souza acha viável a aprovação da Criação do Conselho Municipal dos Deficientes. Ele justifica o seguinte: “ É uma luta esperançosa dos portadores de necessidades especiais e que vai beneficiar toda a comunidade, com maior acessibilidade e conquista dos seus espaços e direitos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário