PHOTO-2024-05-06-11-31-09

O vereador Danilo Freitas Santos (União Brasil), conhecido como Danilo da Nova Itabuna, foi condenado pela Justiça a pagar uma indenização por danos morais à primeira-dama de Itabuna, Andrea Castro. A decisão, prolatada nesta segunda-feira (06), refere-se a um episódio em que o parlamentar se referiu de maneira ofensiva à Andrea Castro, chamando-a de “cadela”, durante uma sessão na câmara realizada em 20 de junho de 2023.

Em resposta à condenação, a primeira-dama expressou sua determinação em enfrentar atitudes misóginas e desrespeitosas. Ela anunciou que doará integralmente o valor da indenização para instituição pela qual é madrinha, enfatizando a importância de não aceitar o desrespeito e a violência contra as mulheres. “Esse foi um reconhecimento da justiça. Nós não podemos aceitar, como mulher, sermos desrespeitadas, ofendidas e violentadas com atos de misoginia. Eu doarei integralmente o valor para a APAE que presta relevantes serviços para a nossa cidade”, declarou a primeira-dama.

É importante ressaltar que o vereador Danilo da Nova Itabuna já havia sido punido anteriormente pelo Conselho de Ética da Câmara, que suspendeu seu direito de fala por 90 dias, de 11 de setembro a 11 de dezembro de 2023. O parlamentar ainda aguarda uma decisão judicial referente à queixa-crime na 1ª vara.

Fonte políticos do sul da Bahia