WhatsApp Image 2022-05-18 at 15.40.16

Os catadores da Associação Vitória de Itacaré estão participando nesta semana de cursos sobre a fabricação de vassouras ecológicas feitas a partir de garrafas pet, um material que antes iria para o lixo, mas que agora passa a ser aproveitado, garantindo mais renda e colaborando com a preservação do meio ambiente. A iniciativa faz parte de uma parceria da Prefeitura de Itacaré com a Prefeitura de Itagibá e as aulas estão sendo ministradas no Centro de Reciclagem que está sendo concluído no quilômetro 06.

O curso está sendo ministrado pelo professor Josenilton Macedo, conhecido como Galopeira, que possui uma grande experiência nessa área. Nas aulas os catadores aprendem cada passo da produção das vassouras, desde a separação das garrafas, confecção e até mesmo a questão da comercialização. No Centro de Reciclagem a Prefeitura de Itacaré montou uma verdadeira oficina, com todos os equipamentos e ainda está doando para a Associação Vitória um kit para a produção de 1.008 vassouras, para que possam iniciar os negócios.

O prefeito Antônio de Anízio falou da importância dessa capacitação, possibilitando que os catadores tenham mais uma fonte de renda a partir da reciclagem. Tudo isso sem contar com a preservação do meio ambiente. Antônio de Anízio também adiantou que a Prefeitura de Itacaré deu o exemplo de sustentabilidade, adquirindo para o serviço de limpeza pública as vassouras ecológicas. O objetivo, segundo adiantou o prefeito, é que todas as repartições públicas possam já nos próximos dias contar com as vassouras ecológicas produzidas pela Associação de Catadores Vitória.

Todas essas ações sociais, educativas e ambientais fazem parte do Programa Lixão Nunca Mais, desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional. Coordenado pelo Projeto ProteGEEr. A previsão, segundo adiantou o prefeito, é que até o final do mês de junho deste ano o lixão de Itacaré seja completamente fechado, com o funcionamento pleno da unidade de reciclagem, estação de transbordo e a ampliação do programa de coleta seletiva em todo o município.

O Programa de Coleta Seletiva já começou em Itacaré e nesta etapa o recolhimento dos resíduos secos e molhados está acontecendo em rotas piloto, distribuídas por cores e em dias da semana. A meta é ampliar cada vez mais a coleta seletiva, para envolver toda a comunidade e bairros, garantido a geração de renda para os catadores, colaborando com o meio ambiente e transformando o município em um modelo de sustentabilidade.

Paralelo a esse trabalho, equipes da Prefeitura estão realizando a ação de conscientização dos moradores e empresários sobre a importância da coleta seletiva e notificando a todos sobre a responsabilidade social e com o meio ambiente. O objetivo é que em breve todos façam parte da coleta seletiva em Itacaré. Também vem sendo feita a orientação sobre a separação adequada para a reciclagem, explicando o que é reciclável, como proceder e os dias e horários de coletas em cada rota.

Além disso, vem sendo desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Comunicação um amplo trabalho de educação ambiental nas unidades escolares, orientando sobre o processo de preservação da natureza, separação dos resíduos sólidos e respeito com o meio ambiente. E a iniciativa já começou a trazer resultados positivos, com a adesão de diversos moradores e comerciantes de Itacaré.