VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Itacaré- Cabaneiros da Praia do Resende, aderem à coleta seletiva

 

O Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Secos, realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Recicla, acaba de ganhar mais adeptos: os cabaneiros da Praia do Resende. Pela primeira vez no município, uma praia terá todos os seus resíduos secos coletados com a participação ativa dos pequenos empresários locais. Esta iniciativa foi facilitada pela participação do Instituto Yandê de Itacaré, organização do Terceiro Setor, que fez um treinamento com os comerciantes, capacitando-os para a coleta que será realizada todas as segundas e quintas-feiras.

(Saiba Mais, Click abaixo)





O prefeito Antônio de Anízio afirmou que esse é o primeiro passo para que todas as praias de Itacaré façam sua adesão ao Programa que revolucionará a Coleta de Lixo, trazendo mais renda e dignidade aos catadores. O prefeito comemorou a adesão e disse ter ficado muito contente com o aumento da participação da população na iniciativa que foi iniciada em julho com a Coleta Seletiva somente nos prédios públicos.



Manoel Neris de Oliveira, um dos primeiros cabaneiros do Resende, falou da alegria de participar da coleta seletiva e de fazer a sua parte para a preservação do meio ambiente. “É maravilhoso a gente do Resende participar dessa primeira coleta e garantimos que tudo vai melhorar ainda mais com a continuidade desse trabalho”, complementou.

O Secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy, reiterou que no início o Caminhão da Coleta não enchia nem pela metade. “Agora, com a passagem nos bairros da Pituba, Angelim, Concha, Praia do Resende e Praça dos Cachorros, temos que realizar três viagens com o veículo completamente lotado”. Ele adiantou que até o final do ano serão inseridos mais três bairros do município na Coleta Seletiva.

Prefeitura de Itacaré e Senar promoveram Curso de Apicultura na agricultura familiar


Agricultores e agricultoras familiares de Itacaré participaram durante toda essa semana, na zona rural de Taboquinhas, do curso sobre como desenvolver a apicultura, com a proposta de garantir mais uma alternativa de renda no campo. Promovido pelo Senar, em parceria com a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, o curso foi totalmente gratuito e teve como objetivo capacitar cada vez mais os agricultores familiares para que possam diversificar a produção, gerando muito mais emprego, renda e uma melhor qualidade de vida.    

 



O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que o curso faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido como forma de criar cada vez mais alternativas de diversificação. O secretário de Agricultura e Pesca, Luís Rodrigues, adiantou que outras capacitações serão promovidas gratuitamente pela Prefeitura de Itacaré, a exemplo de criação de galinhas, roçadeiras e muitos outros. Para participar é preciso buscar informações na Secretaria de Agricultura. Importante confirmar as inscrições, porque o limite é de 15 pessoas por curso.

 


Durante o curso os participantes aprenderam nas aulas práticas e teóricas que a apicultura é uma excelente alternativa de renda para os agricultores familiares. A atividade não exige uma grande propriedade e nem uma quantidade excessiva de tempo de dedicação. Aliado a isso, as abelhas têm um importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis. Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário