Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O Facebook perdeu a preferência entre jovens, sendo ultrapassado
por YouTube, Instagram e Snapchat. A conclusão é de uma pesquisa
divulgada nesta semana pelo Centro de Pesquisas em Internet e Sociedade
Pew Research Center, grupo de investigação sediado nos Estados Unidos e
famoso internacionalmente. Segundo a Agência Brasil, o levantamento
ouviu 743 adolescentes entre 13 e 17 aos e mais de mil pais
norte-americanos entre março de abril. Os dados são uma indicação mas
não refletem a situação de outros países do mundo, muitos com índices de
acesso à internet e a redes sociais diferentes dos EUA. De acordo com o
estudo, o YouTube é a plataforma mais popular, usada por 85% dos
entrevistados. Em seguida, estão Instagram (72%), Snapchat (69%),
Facebook (51%) e Twitter (32%). Entre aqueles que usam frequentemente, o
Snapchat assume a liderança (35%), seguido pelo YouTube (32%),
Instagram (15%) e Facebook (10%). Na edição anterior da pesquisa,
realizada em 2015, o Facebook foi a plataforma preferida dos
adolescentes, sendo acessada por 71% dos entrevistados. Na sequência,
Instagram (52%), Snapchat (41%) e Twitter (32%). Nessa rodada, o YouTube
não era considerado nas entrevistas com meninos e meninas. No recorte
por renda, o Facebook ganha popularidade entre os menos abastados. Do
total de entrevistados, o Facebook faz parte do dia a dia de 70%
daqueles com renda anual por lar abaixo de US$ 30 mil. Entre aqueles com
receita total da família acima de US$ 75 mil, o índice cai para 36%. Na
distribuição por gênero, o Snapchat foi mais popular entre meninas
(42%) do que entre meninos (29%). Já o YouTube teve mais registros entre
rapazes (39%) do que moças (25%). O levantamento também procurou
entender os hábitos online dos adolescentes. Entre os entrevistados, 95%
disseram possuir um smartphone e quase metade (45%) afirmou estar
conectado praticamente durante todo o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário