quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Ação de combate às LER/DORT é realizada no SSetor Administrativodo Hospital de Base

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 12, foi realizada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de atenção à Saúde de Itabuna (FASI), uma ação educativa de combate às Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).

Promovida pela Comissão Interna de Prevenção Acidente e Assédio (CIPAA), com o apoio dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Itabuna, a ação aconteceu em boa parte do Setor Administrativo da unidade hospitalar.
Foram passadas informações importantes sobre as lesões por esforço repetitivo e doenças osteomusculares e formas de prevenção. A fisioterapeuta e a enfermeira do SESMT, Maria da Conceição Pereira e Cristiana Santos, respectivamente, criaram um momento de ginástica laboral e correção postural com os colaboradores. Já o fisioterapeuta e acupunturista do SESMT, Kid Rebouças, fez sessões de auriculoterapia.

A fisioterapeuta Conceição Pereira alertou sobre a necessidade da pausa no trabalho ao longo do dia para poder movimentar o corpo. “É preciso fazer alongamentos, movimentos de ombro, braços, mãos, pernas e pés e ficar de olho na postura, como costumamos nos sentar. Se fizermos 15 minutos por dia, não vai atrapalhar as atividades laborais”, destacou.

Durante a ação, a fisioterapeuta do CEREST Pollyanna Dórea chamou a atenção para o autocuidado, como forma de evitar o desenvolvimento das LER/DORT.
“O que a gente quer, enquanto profissional da saúde, é trabalhar a prevenção de lesões e assim poder reduzir a prevalência de colaboradores do município acometidos por essas doenças”. declarou.

Para além dos problemas de saúde física, relacionados às LER/DORT, a coordenadora do SESMT do HBLEM, Nayara Andrade, comentou que é impossível pensar os tempos atuais sem olhar para a questão da saúde mental.

“As pessoas acometidas por essas doenças podem sofrer de transtornos psíquicos, a exemplo da depressão, em consequência dos problemas que passam a enfrentar”, concluiu.

 

Legenda: Ação de combate às LER-DORT é realizada no Setor Administrativodo Hospital de Base – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário