sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

WENCESLAU JÚNIOR APRESENTA PROPOSTA DO I FESTIVAL NORDESTINO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM ASSEMBLEIA GERAL DOS GOVERNADORES DO CONSÓRCIO NORDESTE

O evento que reuniu representantes de 9 estados do Nordeste, a XVI Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste foi um marco para a construção de novas políticas públicas e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à redução das desigualdades sociais na região Nordeste. Durante a ocasião, foram apresentados projetos e parcerias importantes, como o acordo de cooperação técnica (ACT) entre o BNDES e o Consórcio Nordeste, que visa potencializar iniciativas nas áreas de preservação ambiental, agricultura familiar, economia solidária, infraestrutura sustentável, redução das vulnerabilidades sociais e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues foi acompanhado de uma comitiva: o Secretário de Desenvolvimento Econômico Ângelo Almeida, pelo Secretário de Segurança Pública Marcelo Werner, pelo Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo e do diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), ambos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

“Juntos, como governadores, tratamos sobre a assinatura de um acordo técnico com o BNDES para recuperação ambiental e inclusão produtiva na Caatinga, a aprovação do orçamento de 2025 e a eleição da nova presidência do consórcio. Nosso compromisso é construir um futuro sustentável e fortalecer a integração regional, com ações que beneficiem diretamente a nossa população. Seguimos dedicados pelo progresso do Nordeste e da Bahia!”, relatou Jerônimo.

Wenceslau Júnior, teve papel de destaque representando a Setre. O Superintendente apresentou a proposta do I Festival Nordestino de Economia Popular e Solidária, previsto para ocorrer de 12 a 16 de fevereiro de 2025, em Salvador. O evento foi recebido com entusiasmo pelos governadores e demais participantes, sendo visto como uma oportunidade para exaltar as ações da política pública de Economia Solidária e Popular no Nordeste.

Esse festival busca fortalecer os laços entre os estados nordestinos, promovendo a troca de conhecimentos e práticas inovadoras nos campos do cooperativismo, economia solidária, economia popular e agricultura familiar. Além disso, é uma oportunidade para valorizar a riqueza cultural e econômica do Nordeste, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade.

Outro momento relevante foi a eleição do governador do Piauí, Rafael Fonteles, como novo presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2025, sucedendo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Durante o encontro, também foi anunciada a criação do fundo de “recaatingamento”, com investimento de R$ 50 milhões do BNDES e R$ 50 milhões da Petrobras, voltados à preservação do bioma da caatinga e ao fortalecimento da agricultura familiar.

Essas ações demonstram o compromisso da Bahia e da região Nordeste com o desenvolvimento sustentável, a valorização das políticas de Economia Solidária e a superação dos desafios socioeconômicos da região.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (CNE) representa uma população de cerca de 55 milhões de habitantes, 27% da população do Brasil, a região responde por apenas 14% do produto interno bruto (PIB) e 11% do crédito para empresas oferecido pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário