segunda-feira, 29 de julho de 2024

Missa em Ação de Graças com grande público celebra 114 anos de Itabuna

 

Missa Em Ação De Graças com Grande Público Celebra 114 Anos De Itabuna




Centenas de pessoas lotaram a Catedral de São José neste domingo, dia 28, na Missa em Ação de Graças que celebrou os 114 anos de emancipação político-administrativa de Itabuna. O ato solene teve como oficiante o padre Gilvan de Oliveira Souza, pároco da Catedral de São José, e o diácono Sardinhada, concelebrante.

Na homilia, o celebrante fez um apelo aos candidatos a vereador e a prefeito que apresentem ao povo projetos que atendam a quem mais precisa. “Sei da preocupação do prefeito Augusto Castro, candidato à reeleição, que desde o início com as pessoas vulneráveis. Mas, estendo este apelo aos demais candidatos”, afirmou o padre Gilvan

“Ao povo digo, como pároco e cidadão, que devemos ser críticos, porque o cristianismo tem esse olhar. Mas devemos lembrar que o político é ser humano. Por isso, vamos cobrar com respeito para que haja harmonia e a democracia seja exercida na sua plenitude. Aos candidatos renovo o apelo para que apresentem ao povo projetos que atendam a quem mais precisa. Que Deus nos ajude a estar engajados nesse trabalho”, acrescentou.

A celebração religiosa, no templo do padroeiro São José, foi o ponto alto das festividades comemorativas do aniversário da cidade, tendo contado ainda com a participação do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e do deputado estadual deputado Fabrício Dias, além de vereadores, secretários e presidente de fundações municipais.


“A igreja lotada, é sinal do amor das pessoas por Itabuna e pelo santo padroeiro”, expressou dona Etelvina da Silva que compareceu à celebração mesmo sob as chuvas intensas que castigaram a cidade desde a madrugada. No início, uma das auxiliares do celebrante dedicou a missa aos avós, cuja data transcorreu na sexta-feira, dia 26, e às pessoas com deficiência.
A 1ª leitura foi da Carta de São Paulo (Efésios 4,1-6) enquanto o Evangelho (João 6,1-15) versou sobre o Sermão da Montanha, quando Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades e uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que Ele operava a favor dos doentes. Subiu ao monte e sentou-se aí com os seus discípulos. Como estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus, levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, operou o milagre da multiplicação dos pães e peixes.




Na sua saudação institucional aos fiéis, convidados e ao público, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, declarou que era com muita alegria que participava da Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade. “Itabuna é maior que todos nós. Precisamos pensar nas crianças e na juventude que é esperança. Como gestor cuidamos de todos na parceria com governos estadual e federal para que elevemos a cidade nos patamar que merece”. Depois, pediu: “Em nome do povo, peço aplausos a nossa cidade”.
__________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna





Missa em Ação de Graças festeja os 114 anos de Itabuna. Fotos Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário