quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Santa Bárbara abre nesta quarta-feira calendário de festas populares em Salvador


As homenagens a Santa Bárbara começa começam com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho. (Foto: Bruno Concha/Secom)

tradicional Festa de Santa Bárbara, celebrada na próxima quarta-feira (4), terá mobilização de alguns setores da Prefeitura para que o festejo transcorra com tranquilidade para soteropolitanos e turistas. O evento ocorre no Centro da capital baiana desde 1641, abrindo o calendário de festas populares da cidade.

A santa é conhecida como protetora contra relâmpagos e tempestades. Assim como em todos os festejos do período, que combinam a religiosidade católica com rituais de origem afro-brasileira, a Festa de Santa Bárbara também homenageia a orixá Iansã para adeptos do Candomblé. Por isso, os devotos costumam ofertar caruru e acarajé, além de se vestirem nas cores vermelho e branco, símbolos de veneração à entidade.
O dia de Santa Bárbara é iniciado com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, pela manhã, seguida de uma procissão pelas ruas do Centro Histórico até a Rua Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário