VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Itabuna- SAS realiza ações na Semana Nacional da População em Situação de Rua


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) preparou uma programação repleta de atividades socioeducativas e ofertas de serviços gratuitos em alusão ao Dia Nacional da População em Situação de Rua, lembrado em 19 de agosto. Iniciada na manhã desta segunda-feira (19) pela secretária Sandra Neilma, a semana tem o propósito de difundir e reforçar as ações do Centro de Referência Especializado para População de Rua – Centro Pop.



Na abertura do evento, após a realização de um café da manhã especial para os usuários do Centro Pop, a secretária Sandra Neilma conversou com o público presente, convidando-os para participar assiduamente da programação elaborada pelo Centro. Segundo a secretária, este momento é importante para fortalecer a política pública desenvolvida pelo município em prol da população em situação de rua. No período da tarde foi realizado o “Cine Pop”, com a reprodução de filmes para os usuários acolhidos.
Em continuidade a programação, na manhã de hoje (20), numa ação em parceria com a Escola Profissionalizante Zélia Lessa, foi realizada a Oficina da Beleza. Na ocasião, moradores de rua assistidos pelo Centro POP foram atendidos pelos alunos do curso para cabelereiro da instituição profissionalizante.
A Semana Nacional da População em Situação de Rua tem prosseguimento nesta quarta-feira (21), a partir das 9:30h, com uma roda de conversa tratando dos Desafios para a garantia de direitos da população em situação de rua no município de Itabuna. Participarão da atividade o Dr. George Santos Araújo, coordenador da Defensoria Pública do Estado da Bahia em Itabuna; a diretora do Departamento de Combate à Pobreza da SAS, Caroline Suzart; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Suze Mayre.
Na quinta-feira (22), a partir das 9:30h, também no Centro Pop, acontece o Mutirão da Saúde, que ofertará serviços de saúde para os usuários do espaço. A ação é uma parceria da SAS com o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. O encerramento Semana Nacional da População em Situação de Rua acontece na sexta-feira (24), a partir das 8 horas.   

19 de Agosto
O Dia Nacional da População em Situação de Rua é lembrado em 19 de agosto e faz referência a um triste episódio ocorrido na praça da sé, em São Paulo, no ano de 2004, quando 15 moradores de rua foram brutalmente atacados, resultando em 7 óbitos e 8 feridos. A memória ao episódio, conhecido como “Massacre da Sé”, representa a contínua luta em defesa da garantia de direitos desta população.

Centro Pop
Atendendo aproximadamente 110 pessoas por mês, o Centro Pop fornece diariamente café da manhã e lanche aos moradores de rua que se direcionam ao local. Além dessas refeições, é disponibilizado ainda banheiro para o banho, com a entrega de itens de higiene pessoal, como sabonetes, toalhas, bem como a de doação de roupas, lençol e agasalhos, quando disponível pelo Centro. O Centro Pop auxilia ainda os usuários com a realização de encaminhamentos ao cadastro no CadÚnico, que dá acesso a benefícios como Bolsa Família, BPC, dentre outros, além de conduzi-los ao SAC, a espaços de auxílio à saúde, e a projetos que visam o resgate da cidadania.
Com uma equipe multidisciplinar, composta por coordenadores, psicólogos e assistentes sociais, o Centro Pop identifica as fragilidades dos assistidos e realiza um trabalho integrado com os demais componentes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No espaço é prestado um primeiro auxílio à população que vive em situação de pobreza extrema, com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e sem moradia convencional regular, utilizando, dessa forma, logradouros públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente. Para ajudar o espaço com a doação de roupas e demais itens, é preciso entrar em contato através do telefone: (73) 3617-7107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário