VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Davidson Magalhães defende inclusão da Puxada do Mastro no calendário turístico nacional



O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) defendeu, neste domingo (14), a inclusão da tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião, em Olivença, distrito de Ilhéus, no calendário turístico nacional. Segundo o parlamentar, a festa marca a integração das culturas indígena e popular na região sul da Bahia. “Vamos lutar para incluir esse evento nas agendas da Bahiatursa e Embratur”, garantiu. 

De acordo com Cláudio Magalhães, liderança tupinambá, a Puxada do Mastro de São Sebastião é uma das mais tradicionais festas de cunho religioso, indígena e profano do Brasil. “É uma atividade secular que começou por voltar de 1700, com a construção da Igreja Nossa Senhora da Escada, em Olivença. É atribuída ao santo a eliminação da peste que dizimou parte da população indígena”, conta. 

A partir da década de 70, a festa ficou marcada no calendário de Olivença, acontecendo sempre no segundo domingo de janeiro. “O evento é um regaste de elementos da festa que acontecia no passado, como o terno de reis, as camponesas, a marujada, os índios com os seus rituais que embelezavam ainda mais a Puxada do Mastro", explica Cláudio Magalhães. "Contamos com o apoio de Davidson para colocar a festa em destaque nacional”, finaliza.

Aldeia Igalha - No último sábado (13), Davidson Magalhães visitou a Aldeia Igalha, em Olivença. Acompanhado de moradores tupinambás, o deputado observou a construção de um posto de saúde, de iniciativa da própria comunidade indígena. Na ocasião, Davidson afirmou que iria se empenhar para conseguir melhores condições de saúde para a população indígena e todo o distrito de Olivença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário