VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Vereador Glebão solicita o reconhecimento de Utilidade Pública à Ong Casa do Obeso


O vereador Glebão (PV) protocolou na Secretaria Parlamentar, nesta quinta-feira, 28, um requerimento solicitando o reconhecimento de Utilidade Pública à Ong Casa do Obeso. Durante o pedido, o parlamentar esteve acompanhado da presidente da Ong, Marilea Ferreira, e da vice-tesoureira, Cristiane Muniz. 

O Título de Utilidade Pública possibilita a contratualização de convênios e a captação de recursos públicos essenciais para o aprimoramento dos trabalhos da instituição. “Estamos muito felizes, pois há 7 anos vivemos no anonimato. Com a Ong, já operamos mais de 290 pessoas e ainda não somos reconhecidos. Nosso trabalho é pela cidade, voluntário e gratuito”, declarou Marilea. 

Funcionamento - A Ong Casa do Obeso funciona desde agosto de 2009, fazendo o encaminhamento de pacientes para cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O cadastro ocorre por meio de reuniões feitas na primeira quarta-feira de cada mês no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a partir das 19h. No local, a Ong realiza um pré-atendimento com o auxílio de uma equipe multidisciplinar composta por gastroenterologista, psicólogo, nutricionista, cardiologista, anestesista, entre outras especialidades médicas. 

Os pacientes que não podem ir até as reuniões são cadastrados por meio de atestado médico. Após a realização do cadastro, a Ong encaminha os pacientes para uma lista de espera. Por mês, são realizadas cinco cirurgias intermediadas pela Casa do Obeso, que fica localizada na Rua José Coelho, bairro Santo Antônio. 

Caso seja aprovado, o Título de Utilidade Pública representará mais um avanço para pacientes que lutam por cirurgias bariátricas pelo SUS em Itabuna. No ano passado, a cidade foi a única da Bahia a sediar o Mutirão Nacional de Cirurgia Bariátrica utilizando a técnica da videolaparoscopia. Com o evento, foram realizadas, em um único dia, 6 cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário