VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Prefeitura de Itabuna faz captação de água em novo poço no Rio do Braço



A Emasa continua buscando alternativas para minimizar os efeitos do avanço das marés na captação de Castelo Novo e conter os índices de cloretos na água distribuída à população de Itabuna, depois da redução de vazão de contribuição nos mananciais nos últimos dias. Por isso, a empresa tem recomendado às pessoas hipertensas que evitem a ingestão direta da água que vem sendo tratada e distribuída.
Na manhã de hoje, acompanhado de técnicos, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, autorizou a instalação de moto-bombas em um novo poço na captação de Rio do Braço, como alternativa à redução das consequências do fenômeno natural devido à severa estiagem que atinge a região há mais de 120 dias, já considerada a maior dos últimos 30 anos, agravada pelos efeitos do El Niño.
Além disso, a empresa vem acompanhando de perto o fenômeno dos cloretos na água potável com a finalidade de cumprir a Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que determina os limites de concentração de cloretos na água potável. Há 60 dias, a Emasa se viu obrigada a acionar o sistema alternativo de captação em Castelo Novo, que vem garantindo, através de manobras técnicas diárias, o abastecimento evitando o colapso do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário