VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

IFBA abre inscrições para Processo Seletivo 2016










Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), até dia 22 de outubro, através da páginawww.processoseletivo.ifba.edu.br.

São 7.260 vagas para cursos superiores e técnicos disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Os cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) destinam-se aos candidatos que concluíram o ensino médio. Na seleção, 100% das vagas serão ocupados através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, sendo 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em relação aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio. Para os cursos técnicos integrados, com formação em quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído. Nesses processos seletivos, 100% das vagas terão aplicação de prova de questões objetivas e redação.

Cursos em Ilhéus

Em Ilhéus, além dos cursos técnicos em informática e segurança do trabalho para o integrado, a novidade para este ano é o curso técnico em edificações. Os cursos subsequentes permanecem os mesmos: edifcações, informática e segurança do trabalho. No total, serao oferecidas 380 vagas.

Aplicação das provas

Para os cursos técnicos, a data de aplicação da prova será no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h30.

Taxa de inscrição e isenção parcial

Para os interessados em concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Caso o candidato seja egresso de escola pública, de acordo com as especificações de cada edital, é possível solicitar a isenção parcial no período de 1º a 25 de setembro e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3.

Reserva de vagas

Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível ainda que os egressos de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário.





Câmara de Vereadores de Itabuna discute atuação da Furc

Acontece na Câmara de Vereadores de Itabuna nesta quinta-feira (2), ás 15 horas, a sessão plenária especial para a concessão do Título de Utilidade Pública Municipal à Fundação Regina Cunha (FURC). Solicitada pelo vereador Glaby Carvalho (Glebão), a sessão apresentará as principais ações realizadas pela Fundação na busca para reduzir a cegueira evitável na região Sul da Bahia, contando com a presença de gestores e conselheiros da entidade, além da sociedade em geral. Nos seus 29 anos de existência, a FURC atua na promoção da equidade do acesso à saúde ocular e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual. Uma das principais linhas de ação é a reabilitação visual, com intenso trabalho de diagnóstico dos casos de baixa visão. “Muitas pessoas são consideradas cegas, mas de fato são pessoas com baixa visão, ou seja, homens, mulheres e crianças que, fazendo o uso de instrumentos adequados, conseguem corrigir erros de refração e passam a enxergar”, declarou a coordenadora Assistencial da FURC, Ana Laura Valois. Além da reabilitação, a prevenção à cegueira evitável é outra forte atuação da entidade, com destaque para as ações de disseminação de informação dentro das escolas públicas e junto a entidades parceiras. “Ainda realizamos formação de educadores para identificar possíveis problemas de acuidade visual nas escolas, fator de multiplicação de acesso à informação”, acrescentou Ana Laura.

SineBahia oferece serviços de autônomos por telefone

A diarista Maria de Lourdes Anunciação de Jesus residente no bairro Califórnia, em Itabuna, trabalha como faxineira para ajudar na renda mensal de sua família. Para a realização do seu trabalho o convencimento é feito de boca em boca e, por este motivo, as oportunidades ainda são bem pequenas. Em média, ela somente consegue realizar seis faxinas por mês em casas de família da região onde mora. “Minha intenção é ampliar o meu trabalho, faturar mais e conquistar um leque maior de clientes”, projeta. Maria de Lourdes é um dos 30 profissionais autônomos que acabam de se credenciar no Programa de Apoio ao Trabalhador (Patra) da unidade modelo do SineBahia, inaugurado no final de julho, resultado de uma parceria da Prefeitura de Itabuna com Governo do Estado. O Patra se destina à intermediação de mão de obra de profissionais que prestam serviços através de diárias para pessoas físicas e jurídicas. Para integrar a lista de trabalhadores autônomos intermediados pelo SineBahia, os candidatos passam por uma série de avaliações, todas gratuitas. Fazem testes teóricos e psicológicos, além de treinamento comportamental. Também apresentam antecedente de boa conduta, duas cartas-apresentação, RG e CPF, certificados profissionais e têm que estar contribuindo com a Previdência Social. A diarista Maria de Lourdes, por exemplo, atendeu todos os pré-requisitos e, agora, está à disposição do mercado de trabalho autônomo, podendo ser indicada pela instituição quando aparecer um pedido com o seu perfil profissional. De acordo com a atendente Evelyn Correia, os contratantes interessados podem ligar para o telefone (73) 3613-2913. O serviço funciona das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

Conselho de Políticas Culturais empossa nova diretoria

No próximo dia 10 de setembro o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna – CMPCI, oficialmente instalado em junho deste ano, estará realizando a Posse Oficial da sua Diretoria, que ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores (Av. Aziz Maron, prédio do Espaço Cultural Josué Brandão), as 15:00 horas. A nova diretoria, eleita em assembleia do Conselho em 25 de agosto, compõe-se dos seguintes nomes e respectivos cargos: Luiz Carlos Menezes Dantas (Presidente); Evaldo Costa Batista (Secretário Geral) e Epifânio Machado Brandão Filho (Suplente). A programação do dia do evento constará de momento oficial, com composição da mesa, falas e assinatura do Termo de Posse, intervenções culturais de música e poesia e, para finalizar, será servido o cofee break.

Conselho organiza a 27ª Assembleia da Diocese de Itabuna

Reunido ordinariamente na noite última segunda-feira, 31, o Conselho de Pastoral da Diocese de Itabuna deu sequência aos encaminhamentos para a organização e realização da 27ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontece no período de 13 a 15 de novembro próximo, na qual será revisado e atualizado o Plano de Pastoral e definidas as diretrizes que orientarão a Ação Evangelizadora da Igreja Particular itabunense nos próximos quatro anos (2015-2019). Seguindo a linha de pensamento da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta 27ª Assembleia Diocesana os debates, estudos, reflexões e as novas proposições estarão centrados na temática “Igreja em Estado Permanente de Missão”, que norteia as Diretrizes Gerais do Plano de Pastoral de 2011-2015, e terão como lema “Da Conversão Pessoal e Pastoral à Uma Igreja Missionária”. Durante os encaminhamentos feitos na reunião, o bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula, chamou à atenção da Comissão Organizadora da 27ª Assembleia e dos demais membros do Conselho para a imprescindibilidade de se refletir sobre os efeitos da ação evangelizadora das pastorais nas mais diversas realidades das 33 paróquias que integram a Igreja de Itabuna. “É preciso nos questionarmos: será que a nossa ação evangelizadora tem correspondido às necessidades do povo, levando-os à verdadeira conversão pessoal e a vivência dos valores cristãos?”, elucidou o bispo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário