VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Coronel Serpa jantar da Força Invicta


Aconteceu no último sábado(20), o jantar de comemoração de 10 anos de fundação da Força Invicta (Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia), o evento foi realizado no Hotel Pestana  Bahia, em Salvador. Foi uma noite de reencontros, de descontração e saudosidade matada onde estiveram presentes oficiais de diversas regiões junto com seu s familiares. 




Biblioteca Itinerante de Itabuna estreia novo espetáculo

“Leia Criatura! Leia”. Este é título do novo espetáculo que o Projeto Grigri – A Trupe da Biblioteca Itinerante, da Secretaria da Educação de Itabuna, estreou na manhã desta terça-feira, 23, no anexo da Escola Everaldo Cardoso, que funciona na antiga Escola Santo Antônio, ao lado da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano. O espetáculo estará em cartaz nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino durante a temporada 2014/2015. A montagem teatral traz como temática a perda de espaço da leitura como fonte de informação e entretenimento frente às novas tecnologias, em especial entre crianças, adolescentes e jovens. “Nessa prosopopeia três livros – um de Prosa, um de Poesia e um Didático, cansados de repousar nas prateleiras da biblioteca por longo tempo, resolvem criar estratégias para conquistar novos e renovar os votos com antigos leitores”, explica Márcia de Menezes, coordenadora da Trupe Itinerante. Na montagem, por meio de uma campanha pujante, o Livro de Prosa, Livro de Poesia e o Livro de Didático buscarão seduzir os humanos, expondo suas qualidades e a necessidade da leitura para viver no mundo moderno. Além da estreia, alunos e professores da Escola Everaldo Cardoso vão poder assistir apresentações da Biblioteca Itinerante na amanhã, 24, as 10 e às 13h30min.FICHA TÉCNICA - TEXTO E ENCENAÇÃO - Márcia de Menese; ELENCO: Amélia Passos – Livro de Prosa; Débora Cardoso – Livro de Poesia; Fredson Silva – Livro Didático; Figurino - Amélia Passos; Trilha Sonora Original - Amélia Passos - Jaffet Ornelas – Márcia de Meneses; Pintura de Painel - Mica Sam; Produção – Secretaria Municipal da Educação de Itabuna; Coordenação: Biblioteca Itinerante.


MULHERES DA ZONA RURAL DE ITABUNA PARTICIPAM DE PROGRAMA DE ACOLHIMENTO


Além das ações do Programa Agricultura em Ação, a comunidade da Roça do Povo receberá nesta quarta-feira, a partir das 8h30min, a visita da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). O ônibus, com toda estrutura necessária ao atendimento, funcionará de maneira itinerante pela área rural de Itabuna, atendendo e orientando mulheres de 14 comunidades.
Programa Agricultura em Ação na Roça do Povo - Foto Divulgação 1Programa Agricultura em Ação na Roça do Povo
O trabalho é coordenado pela SPM em articulação com as secretarias municipais da Agricultura e Meio Ambiente e da Assistência Social, através da Divisão de Combate à Violência Contra Mulher e Departamentos de Proteção Social Especial e Proteção Básica II. Também participarão equipes técnicas do CREAS e do CRAS, respectivamente, movimentos de Luta pela Terra e organizações da sociedade civil, a exemplo dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs).
A ação incorpora o programa Federal "Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência Contra a Mulher" que visa articular o atendimento integral às mulheres por meio de serviços públicos de justiça, assistência social, acolhimento e orientação. O programa reforça a rede de serviços públicos do governo do estado e da Prefeitura de Itabuna.
Para a coordenadora da Unidade Móvel, Katiana Rigaud, a intenção é levar serviços especializados às mulheres da zona rural, facilitando o acesso delas às orientações sobre a Lei Maria da Penha dentre outros serviços de prevenção à violência.
"Faremos oficinas com apresentação de temas diversos sobre direitos das mulheres e vamos realizar atendimentos individuais com advogada, psicóloga e assistente social do programa. Nossas discussões e orientações abrangem aposentadoria, pensão alimentícia, divórcio entre outros temas. Viemos com equipe especializada para realizar o trabalho da melhor maneira possível aqui em Itabuna", destacou Katiana Rigaud.
O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foi lançado em agosto de 2007, como parte da agenda social do Governo Federal. Consiste em um acordo federativo entre o governo federal, os governos dos estados e dos municípios brasileiros para o planejamento de ações que consolidem a Política Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio de políticas públicas integradas em todo território nacional.
________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Alline Meira
Fotos: Wilson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário