VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Escola municipal de Itabuna abrirá mais 400 vagas


Com o investimento de R$ 150 mil em recursos próprios, a Prefeitura de Itabuna dá sequência às obras de ampliação do Grupo Escolar Professor Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano, e da Escola Sementeira, no bairro de Fátima, que integram a Rede Pública Municipal de Ensino. Assim que os serviços forem concluídos, as duas unidades escolares, juntas, passaram a oferecer outras 400 vagas para alunos residentes em áreas densamente povoadas da Cidade. De acordo com a Secretaria da Educação (SEC), as obras estão sendo executadas por duas empresas selecionadas através de licitação pública promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). No Grupo Escolar Everaldo Cardoso estão sendo construídos quatro novas salas de aula, refeitório e conjunto de sanitários masculino e feminino. Já a Escola Sementeira ganhará além quatro novas salas, uma área coberta para atividades recreativas. Na Sementeira, as intervenções para a melhoria da qualidade educacional foram iniciadas em 2013, quando a escola passou por uma ampla reforma. Atualmente, nesta unidade são atendidos 127 alunos. No Grupo Escolar Everaldo Cardoso, as 280 novas vagas que serão abertas com a construção das novas salas ampliará, consequentemente, o atendimento para as famílias dos bairros São Caetano, Novo São Caetano, Fonseca, Novo Fonseca, Pedro Jerônimo e Jardim Vitória. Hoje, a escola atende 720 alunos nos três turnos – matutino, vespertino e noturno – com o Ensino Fundamental I e II, do 1º ao 9º ano. Numa segunda etapa, a previsão da SEC ampliar também a Escola Municipal Maria Creuza Oliveira, no bairro Urbis IV.

Estuprador agrediiu e violentou mulher de 65 anos

Rosalvo Brito dos Santos, 49 anos, foi preso por policiais militares, após estuprar uma senhora de 65 anos, moradora da região do km 15, em Una. Além de estuprar a senhora, ele ainda a agrediu com um soco no rosto. A vítima está hospitalizada. O conduzido já foi condenado por furto e tem prisão preventiva no estado do Espirito Santo pelo crime de roubo, com uma condenação de 6 anos, 6 meses e 13 dias de reclusão. (Una na Mídia)

SISU abre inscrições para a Ufsb no próximo dia 2

O estudante que quiser concorrer a uma das vagas nos cursos de graduação da UFSB, Universidade Federal do Sul da Bahia, deve se inscrever na segunda edição do, Sisu, Sistema de Seleção Unificada. A inscrição só pode ser feita se o candidato participou do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, do ano passado. As aulas da UFSB estão previstas para começar no dia 9 de setembro. Neste domingo (1º), a instituição fará concurso para contratar servidores técnicos-administrativos. O período de inscrição no Sisu vai de 2 a 4 de junho e a confirmação deve ser feita no site. Pelo calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6. Já o da segunda chamada, sairá dia 24. Dentre os cursos que serão oferecidos pela UFSB estão Comunicação, Administração, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia, a depender do campus (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas). O acesso a estes cursos dependerá de avaliações após conclusão dos bacharelados interdisciplinares (1º ciclo).

Golpista de Itabuna é presa em Una

Policiais Civis da DP Una conduziram, na manhã desta terça-feira (27), Flavia Roberta Magalhães da Silva, 30 anos, acusada de aplicar golpes em comerciantes e moradores da cidade. Ela apresentava proposta de venda da geladeiras. Flavia, que se diz morar em Jequié, estava hospedada numa pousada no centro da cidade, a mais de 15 (quinze) dias. Ela já responde por furtos e estelionatário em Ilhéus e Jequié. A estelionatária já foi presa em Itabuna, se passando por enfermeira no hospital de base e também na cidade de Ilhéus, aplicando golpe de que sua filha é portadora de diabetes e precisava de tratamento urgente. (Una na Mídia)

Mangabinha é beneficiado com um pacote de serviços

A Prefeitura de Itabuna está realizando no Mangabinha um mutirão que vem melhorando o visual e a mobilidade do bairro. São serviços como capina e remoção de entulho de terrenos baldios, substituição de redes esgoto, tapa-buracos, troca de lâmpadas, limpeza de praça Getúlio Vargas, implantação de quebra-molas em pontos estratégicos e recapeamento de ruas. Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marcos Monteiro, todas as ruas do bairro serão beneficiadas com as ações que estão sendo executadas pela Prefeitura. Entre as ruas já contempladas com os serviços de tapa-buracos e recapeamento estão Santa Maria Goretti, Nossa Senhora das Graças, Getúlio Vargas, Rio Bahia, Senhor do Bomfim, Alto Brasileiro e a Travessa Dom João VI. Nesta quarta-feira está sendo feito o recapeamento da Rua Ana Nery. Nos próximos dias a Rua Elvira Carvalho ganhará pavimentação asfáltica pela primeira vez na sua história. Nessa rua as equipes da Emasa concluíram a rede de esgoto convencional em substituição à condominial. “Foi eliminado um problema antigo de entupimento de esgotos, porque as redes não davam conta”, lembra o presidente da Associação de Moradores do Mangabinha, Clóvis Santos. Já a dona de casa Francilene Santos Lima destacou que o recapeamento acaba com a poeira e a lama, além de melhorar o trânsito no local. “Quase todas as ruas do bairro Mangabinha estavam intransitáveis por causa dos buracos. Como havia muita poeira eu tinha de limpar a casa várias vezes durante o dia, principalmente, a garagem”, disse a dona de casa. Além da recuperação da pavimentação asfáltica e retirada de entulhos, o comerciante Acássio Messias observou que a melhoria na iluminação pública executada pela Prefeitura vem facilitando a vida de quem sai de casa à noite. “As ruas mais bem iluminadas ajudam a reduzir o índice de violência, principalmente assaltos e roubos”, afirma. De acordo com a Sedur, quando o trabalho estiver concluído, o bairro Mangabinha contará 100% das ruas pavimentadas integralmente recuperadas. Além do asfaltamento, a Prefeitura fez a retirada de entulhos em diferentes pontos do bairro, construiu quebra molas na Rua Ubaldino Brandão e na Travessa Nossa Senhora e promoveu intervenções na recuperação e pintura da Praça Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário