VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 15 de abril de 2014

Itabuna receberá comissão avaliadora para o Curso de Medicina


Itabuna recebe comissão avaliadora para o Curso de Medicina - DivulgaçãoItabuna recebe comissão avaliadora para o Curso de Medicina
Pré-selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) entre 49 cidades brasileiras para receber um curso de Medicina, Itabuna receberá a partir da próxima quarta-feira, 23, a visita da Comissão de Especialistas do Ministério da Saúde, que virá avaliar in loco a estrutura de equipamentos públicos, os programas de saúde existentes e a capacidade técnica da rede de atendimento em saúde do município.
A agenda de visita inclui uma análise minuciosa de todos os documentos solicitados à comissão responsável pelo credenciamento do município, visitas às unidades de saúde e reunião com o Conselho Municipal de Saúde (CMS). A Comissão de Especialistas, que permanecerá na cidade até a sexta-feira, 25, é formada por três profissionais médicos cadastrados junto ao Ministério da Saúde, cuja incumbência é avaliar a viabilidade e se é factual o projeto apresentado por Itabuna no Edital do Programa Mais Médicos, publicado pelo Governo Federal.
De acordo com a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, também coordenadora da comissão municipal encarregada pela formatação do projeto, a visita dos avaliadores é um passo decisivo para que o Ministério da Saúde possa referendar o projeto de Itabuna junto ao Ministério da Educação.
"Passada esta fase, a próxima etapa consistirá na visita da Comissão do MEC que, também in loco, analisará a capacidade técnica e infraestrutural das instituições privadas de ensino superior no município em ofertar o curso de medicina", elucida Dinalva. A secretária da Educação ressalta que está semana recebeu do secretário municipal da Saúde, Plínio Adry, os documentos solicitados para avaliação da Comissão do Ministério da Saúde.
Ao todo são 11 itens a serem avaliados, incluindo relatório do gestor municipal de Saúde; resoluções do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e da Comissão Intergestores da Regional Litoral Sul, que indicaram pela viabilidade da implantação do curso em Itabuna. A lista de documentos inclui ainda a proposta de atividades de educação permanente para os profissionais da área, autorização da Comissão Nacional de Residência Médica e dados estatísticos sobre as últimas três competências quanto a hospitais, unidades básicas de saúde, pronto atendimento (UPA e Prontos-socorros), ambulatórios de especialidades, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e outros equipamentos de saúde.
____________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Secretaria de Comunicação Social
Texto: Erivaldo Bomfim
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário