VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sábado, 2 de novembro de 2013

DIA DE FINADOS




“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.” (I Tessalonicenses 4:13)

Hoje é dia de finados no Brasil. Muita gente, só nesse dia, lembra seus mortos.

Os cemitérios estarão cheios; a igreja católica reza missa de hora em hora e os vendedores de flores fazem bons negócios.

A maioria esmagadora aproveita o feriado para descansar; outro tanto para ir à praia; fazer um churrasco; tomar umas e outras; se divertir; enfim, hoje é uma festa !
 
Festa? Mas hoje não é dia de finados, dia dos mortos?

No Brasil de antigamente era um dia realmente fúnebre, quando até se falava baixinho. Lembro-me, quando eu era menino, que até as emissoras de rádio - quando funcionavam - tocavam apenas músicas clássica, ou orquestradas de ritmo lento.

As coisas mudaram, e hoje no Brasil, finados é um dia de faturar para alguns, e de diversão ou descanso para outros. Apenas isso.

Uma minoria, cada vez mais minoria, ainda se preocupa em ir a cemitérios.

Particularmente, que eu me lembre, nunca me preocupei com dia de finados, mas respeito a crença dos outros, como gosto que respeitem a minha.

Os meus mortos eu os trago no coração e na mente. Não preciso de um dia especial para lembrá-los. A lembrança deles se mistura no meu dia a dia.

Na verdade, dia de finados para mim, é dia de pensar na vida. 

Dia de pensar se deixarei lembranças tão agradáveis para meus filhos e amigos, como meus pais e meus amigos mortos, deixaram para mim.

Dia de finados, para mim, é dia de fazer um balanço geral das minhas atitudes.

Dia de pensar que a vida é breve, e que tenho que aproveitá-la com sabedoria. E o mais importante: usá-la para fazer a vontade do meu Senhor, pois só Ele pode me conceder uma vida eterna tranqüila e feliz.

Dia de finados, bem que pode ser utilizado para se fazer um exame de consciência; fazer uma auto-crítica; para chorar aos pés de Jesus, pedindo a graça de, um dia, poder contemplá-lo pessoalmente.

Nesse dia de finados, se você está triste porque perdeu alguém, lembre-se que Jesus disse, que aqueles que ressuscitarem com Ele serão como anjos, portanto, estarão vivos, pois Deus não é Deus de mortos, é Deus de vivos.(Mateus 22:30,32)

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário