VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

EGOISMO



“E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.”(João 8:29)

De acordo com o dicionário, egoismo “é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar”. 

Vista de maneira fria, a definição causa um impacto muito grande, porque a maioria de nós mantemos esse hábito ou atitude.

Na verdade, quem de nós, não luta com unhas e dentes para que nossos interesses, opiniões e desejos, prevaleçam? 

 O ser humano é complicado, não é verdade?

O egoismo é próprio do ser humano, mas ele só começa a ser nocivo, quando descamba para o egocentrismo, pois a pessoa passa a achar que o mundo deve girar em torno dela, e que  seus desejos e necessidades devem ser satisfeitos em detrimento do ambiente e das demais pessoas com quem se relaciona.

O egoismo é ressaltado no ser humano carnal, que  impede que se exercite o mandamento que Cristo nos deixou, de fazermos ao próximo, aquilo que gostaríamos que fizessem conosco. 

Muitas vezes, praticar esse mandamento, vai de encontro aos nossos interesses.

Gostamos muito de sermos perdoados pelas nossas falhas, mas temos dificuldade em perdoar essas mesmas falhas nos outros.

E no dia a dia, queremos sempre o melhor lugar, o mais proeminente; o melhor salário; todas a honrarias possíveis.

Para que? Para nossa única satisfação pessoal.

O apóstolo Paulo se debateu com o egoismo. Ele nos revela isso no capítulo 7 de Romanos. E no capítulo seguinte ele nos dá a chave de como saiu dessa enrascada: fortalecendo o espírito.

Para fortalecer o espírito, é preciso que a carne morra na cruz com Cristo, que nasçamos de novo e que diminuamos, para que Cristo cresça em nós.

O egoismo só não conseguiu influenciar Jesus Homem, porque Ele estava constantemente ligado ao Pai e assim, tinha seu espírito fortalecido. 

Jesus declarou que sempre fazia a vontade do Pai e só falava o que ouvia do Pai. O Deus Encarnado submetia-se. Negava a própria vontade. Abatia o egoismo.Abatia a parte carnal. Aflorava o Espírito, que é o oposto do egoismo, é altruista.

Eu sei que é duro esse discurso. Eu tenho me debatido há anos tentando colocá-lo em prática. Ora consigo, ora não. Mas prossigo para alcançar o alvo proposto, que é ser uma imitação de Jesus.

Nesse ponto, aceite um conselho: seja egoista, deseje o melhor para você, busque alcançar ser a melhor imitação de Cristo na terra.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário