VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 15 de abril de 2013

NEGAR - SE




E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. (Lucas 9:23)
Uma das piores pragas na nossa vida é o orgulho. Eu acredito que o orgulho é primo carnal da vaidade, Ele é irmão da presunção.
 
 
Tem muita gente que coloca acima de tudo, o orgulho denominacional. Essas pessoas acreditam piamente, que somente serão salvos aqueles que pertencem a determinada denominação.
 
Tem muita gente que se orgulha dos conhecimentos bíblicos que tem, como se a Bíblia fosse um fim em si mesma, e não um meio de se chegar a Deus.
 
Tem muita gente que se orgulha dos bens que possui; dos diplomas que conseguiu; do poder político conquistado; da conta bancária recheada...
 
Mas o orgulho, a vaidade e a presunção, tem mesmo é acabado com muitos casamentos, com muitos ministérios pastorais, com muitas carreiras auspiciosas, com muitas amizades, e levado muitos às drogas, à depressão, à morte física e espiritual.
 
 
 
 
Eu acredito que todas as coisas que acontecem no mundo material, antes foram decididas no mundo espiritual. O apóstolo Paulo nos assegura isso, quando escreve aos Efésios (6:12), que não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente  o mundo da escuridão.
Como aprendemos desde Gênesis 4:7, o pecado está a nossa porta, mas cabe a nós resistir e vencê-lo.
Mas isso só podemos fazer, quando negamos a nós mesmos. Quando nos livramos do orgulho, da vaidade e da presunção. Quando nos vestimos com a humildade de Cristo.
Jesus homem, que não tinha onde reclinar a cabeça, disse aos que queriam ser seus discípulos que: “se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer, e me acompanhe”
             
O apóstolo Paulo, compreendeu o negar a si mesmo, tanto que escrevendo aos Gálatas (2:20), disse que: “Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim”.
Eu sei, por experiência própria, que não é fácil deixar de lado o orgulho, abandonar a vaidade e fugir da presunção.
Não é fácil negar a si mesmo, fazer a vontade de Deus e não a nossa.
Mas também sei, que se não abandonarmos essas práticas, estaremos sempre buscando o prazer em lugares e em coisas, e nunca estaremos completamente em paz.
O pregador, filho de Davi, escreveu no livro de Eclesiastes (2:10) que: “E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho”.
Depois ele conclui: (2:11) ”E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol”
Que você possa começar esta semana meditando sobre isso. Fazendo uma auto-análise de sua vida, para descobrir até onde o orgulho, a vaidade e a presunção lhe estão atrapalhando, até onde estão afastando você de Deus.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário