quarta-feira, 13 de março de 2013

Polícia promete acabar com disputa entre “Raios” no Presídio

Prossegue em Itabuna uma megaoperação deflagrada com a participação de cerca de 700 policiais civis e militares.
A operação “Batendo de Frente” deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia tem como objetivo eliminar a disputa entre facções criminosas denominadas “Raios A e B” que existe no Conjunto Penal, e ao mesmo tempo combater o tráfico de drogas na cidade.
Helicópteros da Polícia Militar da capital já estão sobrevoando Itabuna para dar suporte a toda operação.

Nesta manhã já começou a ser realizada uma divisão no Conjunto Penal, dos presos condenados dos presos provisórios. A meta é acabar com a rivalidade entre presos de facções criminosas denominadas “Raio A” e “Raio B”, que antes eram separados.
Essas facções são apontadas pela polícia como responsáveis pelo ordenamento de inúmeros assassinatos que vem ocorrendo em Itabuna.

Resultados

De acordo com informações policiais, o resultado desta operação será apresentado ainda hoje pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, pelo delegado chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge, além do Chefe do Depin, delegado Moisés Damasceno e o chefe da 6ª Coordenadoria Regional, o delegado Evy Paternostro

Presos serão transferidos do Conjunto Penal de Itabuna

Após alguns presos deixarem o Conjunto Penal de Itabuna e serem levados para o Complexo Policial durante a megaoperação deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, a Polícia confirmou que haverá transferência de presos para outras cidades. Só não se sabe ainda os nomes dos transferidos.


Entre os detentos levados para prestar depoimento na delegacia, os considerados “chefões” do tráfico e das facções criminosas “Raio A” e “Raio B”: Fábio dos Santos Posidônio, o “Binho Posidônio”, Bartolomeu Mangabeira, o “Bartô”, “Jack Bombom”, “Bolota” e “Diego”.



A operação “Batendo de Frente” deflagrada na madrugada desta quarta-feira (13) envolve cerca de 700 policiais de Itabuna, Salvador e Região e tem como objetivo combater o tráfico de drogas na cidade e acabar com a rivalidade de gangues no interior do Conjunto Penal de Itabuna. A meta da Polícia é deixar “tudo junto e misturado”.

Também participam da operação um pelotão de Choque da PM, policiais do Centro de Operações Especiais (COE), Polícia Rodoviária Federal, Civil e Militar.
Conduções
Cerca de 100 pessoas já foram conduzidas para o Complexo Policial de Itabuna sob acusação de envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios.
Drogas também foram apreendidas no bairro Califórnia, e mandados de busca e apreensão cumpridos no bairro Mangabinha.
Balanço
O resultado desta operação será apresentado ainda hoje pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, pelo delegado chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge, além do Chefe do Depin, delegado Moisés Damasceno e o chefe da 6ª Coordenadoria Regional, o delegado Evy Paternostr

Polícia realiza mega operação em Itabuna



Bolota
Cerca de 700 policiais comandam uma mega operação, denominada Batendo de Frente, na manhã desta quarta feira (13), em Itabuna. O objetivo é combater o tráfico de drogas e diminuir a violência na cidade. Diversas viaturas estão em ações em diferentes bairros e uma revista geral foi realizada no Presídio de Itabuna. Um pelotão de Choque da PM, policiais do Centro de Operações Especiais (COE), Polícia Rodoviária Federal, Civil e Militar participam da operação. Os serviços dos Complexo Policial e Detran estão suspensos. Cerca de vinte detentos, dentre eles, Fábio dos Santos Posidônio (Binho), Bartolomeu Mangabeira (Bartô), Jackson Vicente (Jack Bombom), Sidimar Soares (Boleta) e Diego -da chamada linha de frente do tráfico de drogas e considerados os comandantes dos raios A e B, foram levados do presídio para o Complexo Policial. O motivo da transferência ainda é desconhecido. O que se comenta é que eles seriam levados para o Conjunto Penal de Alagoinhas, acabando de uma vez por todas os raios criados na penitenciária.


LÍDERES DO CRIME EM ITABUNA JÁ FORAM TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIO FEDERAL



Criminosos sendo levados para aeronave em Ilhéus (Foto Jorge Cordeiro).
Criminosos sendo levados para aeronave em Ilhéus (Foto Jorge Cordeiro).
Os líderes das facções criminosas que ordenavam crimes de dentro do Conjunto Penal de Itabuna já foram transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande (MS), hoje à tarde. Eles foram levados do Complexo Policial de Itabuna para o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, e de lá seguiram para o presídio sul-matogrossense.
A Operação Libertad (antes chamada de Batendo de Frente) mobilizou cerca de 800 policiais miliatares e civis e cumpriu 21 mandados de prisão, além do deslocamento de internos do Presídio de Itabuna.
Os criminosos transferidos de Itabuna para Campo Grande foram Bartolomeu Rocha Mangabeira, o Bartô; Sidimar Soares dos Santos, o Bolota; Jackson Vicente Pereira, o Jack Bombom; Fábio Santos Possidônio, o Binho; Erick Rocha de Almeida, o Erick do Zizo; e Júnior Biano Gomes.
Durante a operação no presídio e em bairros de Itabuna, foram apreendidos 500 gramas de crack e maconha, revólveres calibre 38, duas motos e quatro carros. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, disse que esta foi uma das maiores operações já feita pela polícia baiana. E, acrescentou, se precisar, outros líderes as facções A e B serão remanejados para prisões federais.
Presos sendo levados para avião no Aeroporto de Ilhéus (Foto Jorge Cordeiro).
Presos sendo levados para avião no Aeroporto de Ilhéus (Foto Jorge Cordeiro).


Nenhum comentário:

Postar um comentário