VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Carnaval de Salvador 2012 de 16 a 21 de Fevereiro



CAMALEÃO 1979

Uma história de sucesso

O Bloco Camaleão estreou no Carnaval de 1979, desfilando na Avenida sob o comando do Trio Maragós. Mas sua história começa em 1978.

Motivados pelo desejo de montar uma estrutura empresarial do Carnaval, um grupo de jovens universitários de Salvador, que assistiam o desfile dos antigos blocos, começaram a avaliar a estrutura da festa e resolveram fundar um bloco de Carnaval.

O carnaval tinha um crescimento potencial grande, mas não era encarado profissionalmente.

A característica que dava unidade a estes blocos carnavalescos era a falta de uma estrutura planejada. A festa era uma atividade pensada e realizada apenas no verão, faltando um caráter empresarial.

O cenário estava desenhado à sua frente, em pleno Carnaval da Praça da Piedade e inspirado nos camaleões freqüentadores da praça naquela época, o artista plástico Bel Borba sugeriu o nome Camaleão.

Um bloco diferente, com uma infra-estrutura própria que garantiu uma nova e excelente opção de lazer para os foliões.

O nome permitiria uma possibilidade criativa grande e inédita para a divulgação do bloco. A característica mimética do bicho, suas mudanças de cor conforme o ambiente justificariam as renovações na programação visual.

Inicialmente, a preocupação era convencer pessoas a comprarem um produto oferecido por jovens que não tinham nenhuma experiência anterior em Carnaval.

A partir daí, foi adotado um sistema de vendas onde cada sócio se encarregaria de contatar 10 amigos, os quais delegariam o direito de fazer inscrição em nome do bloco, daí a adoção do termo delegado. Cada delegado, por sua vez, convidaria 10 pessoas para também participarem do bloco. Este limite mínimo garantiria a fantasia do delegado e, a cada dez novas inscrições, ele receberia mais uma.

A filosofia do bloco era baseada na rede de relacionamento construída durante o processo de venda das fantasias. O sistema de vendas piramidal confirmava o slogan do 1º ano: "Quem sai no Camaleão é um amigo de um amigo seu. Pelo menos".

Desde o primeiro momento, o bloco também adotou técnicas de marketing como notinhas de divulgação, confecção de brindes, realização de eventos e envio sistemático de malas diretas.

Outras decisões fundamentais precisaram ser tomadas para que as coisas dessem certo e dessa vez as dúvidas eram Mortalha ou Macacão? Trio ou Banda de Sopro?

O uso das mortalhas predominava no carnaval da cidade, apenas alguns blocos, com o perfil mais jovem, adotavam o macacão.

A decisão foi tomada baseada no conforto dos foliões. Apesar do macacão agradar os jovens, era quente e desconfortável para o clima de Salvador e para a festa. Nesse ponto a mortalha permitia uma maior mobilidade e um conforto para o público.

Nessa época, a maioria dos blocos saía no Carnaval com bandas de sopro e apenas um bloco utilizava o trio elétrico.

Mesmo a banda de sopro atraindo mais o público, os fundadores perceberam que o trio elétrico tendia para a modernidade e apostaram na tecnologia contratando para o carnaval o Trio Maragós, da cidade de Maragogipe.

O Camaleão estreou com uma performance fantástica, encantando a todos e sendo saudado pela imprensa como "a mais grata surpresa do Carnaval de 79".

A imprensa foi unânime ao reconhecer o sucesso do bloco e tal reconhecimento contribuiu para firmar a imagem em seu primeiro ano. A partir daí, o Camaleão, modificou a estrutura do Carnaval de Salvador criando uma nova forma de se fazer a "folia".



Avisos!
Carnaval 2012: de 16 a 21 de fevereiro
Visualizado melhor com Internet Explorer.
Boleto Bancário reduz parcelamento no dia 20 de cada mês.
Parcelamento em até 8x sem juros nos cartões Visa, Master e Diners. Amex até 3x.

BLOCOS
Antes de comprar, confira possíveis promoções com os blocos desejados aqui!
Confira a programação dos blocos.
Compre pacotes a partir de 3 dias e ganhe um prêmio no Saco de Papai Noel - somente em dezembro. Confira regulamento!


Preço de Abadás por blocos
Blocos Qui Sex Sab Dom Seg Ter Todos
os dias

VOA-VOA




CAMALEÃO


EVA



BALADA



PAPA / TCHAN-BLOCO DA BARRA


CROCODILO


INTER


CHEIRO DE AMOR


BEM-VINDO AO ARA


OLODUM


BICHO




CORTEJO AFRO





BANANA CORAL D+



NANA BANANA


TIMBALADA



EU VOU!



NU OUTRO


ALO INTER


AVIÕES ELÉTRICO /FISSURA




OPEN BARRA FEMININO/FISSURA




OPEN BARRA MASCULINO/FISSURA




BLOCO HARÉM MASC/ FISSURA




YES BAHIA CLUB


PRA FICAR




HAPPY (Bloco Infantil) Sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário