VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Entrevista com o primeiro jovem do Sul da Bahia que faz Estágio em Brasília




Liderança jovem de Itabuna vai fazer Estágio em Brasília.


Deputado Fábio Souto e a liderança jovem de Itabuna Israel Cardoso

A Câmara dos Deputados vem oferecendo, desde o final de 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração . O programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e a forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania. A liderança jovem de Itabuna, Israel Cardoso, assessor parlamentar do vereador itabunense, Milton Gramacho, vai participar do estágio a partir desta semana.

O jovem Israel Cardoso, que também é o diretor Núcleo Educacional Milton Gramacho, informou que “ O Programa é administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). Durante cinco dias, os universitários acompanham de perto o funcionamento da Câmara dos Deputados, das suas Comissões Técnicas e do Plenário, o processo de elaboração de leis, enfim, o dia-a-dia da atividade parlamentar”.

Israel Cardoso disse que está muito feliz porque é oportunidade de conhecer melhor o dia-a-dia dos deputados federais.

Indicação - Cada deputado pode indicar, por ano, até 2 (dois) universitários para integrar o Programa, que será formado por turmas de, no máximo, 50 alunos. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.

A Câmara dos Deputados oferecerá aos universitários:

§ hospedagem: com início no domingo (a partir das 12h) e término no sábado (até 12h), por meio de convênio firmado com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap);

§ alimentação: café da manhã, almoço e jantar, apenas nos dias úteis. Nos demais dias, o participante deverá manter-se por conta própria.

Segundo informou Isarael Cardoso, o primeiro estudante do Sul da Bahia, a participar do Estágio, o indicado só poderá participar do Programa uma única vez. Todo esforço é fundamental e necessário.

Ele explicou porquê: “ Caso não compareça às atividades, será considerado participante reprovado e não poderá se indicado novamente. Havendo desistência, esta deverá ser comunicada até 2 (dois) dias úteis antes do início do Programa. Nesse caso, o universitário poderá receber nova indicação do mesmo ou de outro parlamentar, respeitado o limite de 2 (duas) indicações anuais por parlamentar”.

“ O Programa "Estágio-Visita" tem o propósito de ampliar o conhecimento e dar transparência às atividades da Câmara dos Deputados, colocando-a cada vez mais em sintonia com a população”, enfatizou entusiasmado o jovem líder Itabunense..

E acrescentou, ainda, que durante cinco dias o estagiário conhecerá o viver cotidiano da Instituição, o papel do Legislativo, o trabalho dos deputados federais e o processo de elaboração de leis e como ocorre a discussão dos grandes temas nacionais.

Uma visão futura - O contato de universitários com as ações da Câmara dos Deputados é valioso para difundir, na sociedade brasileira, a importância de se manter o Estado democrático de direito, como doutrina política.

“ Conhecer a Câmara é essencial na preservação da soberania da vontade do cidadão, garantindo-lhe a possibilidade de exprimir opiniões e intervir politicamente, seja de modo direto ou por intermédio dos representantes eleitos”, argumentou o jovem itabunense.

A força Jovem - Os jovens são parte do futuro de nosso país. Portanto, é importante que conheçam o funcionamento desta Casa e contribuam para o aperfeiçoamento das atividades do Poder Legislativo.

Aprender, perguntar, apresentar sugestões: estes são os objetivos do Estágio-Visita. “ Por isso, estou feliz em poder participar dessa interatividade”, concluiu o jovem Israel Cardoso, a força jovem política de Itabuna .

Postado por A Voz do Povo de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário