VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Veja os pontos turísticos de São Desidero Bahia


Durante o maior São João da região conheça os pontos turísticos de Sítio Grande


O maior São João do oeste baiano é realizado em Sítio Grande, a 15 km da sede de São Desidério, entre os dias 17 a 19 deste mês. Lá, além de muito forró, os visitantes podem curtir momentos de encontro com a natureza. Rios, cavernas, trilhas ecológicas, paredões rochosos, prática de esportes radicais, tudo isso misturado ao jeito simples dos moradores transformou o distrito em um dos pontos turísticos mais visitados do município.

A localidade, hoje distrito, cresceu próxima ao Rio Grande, o principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco. As águas revigorantes são convidativas para um bom mergulho nos fins de semana. Para valorizar ainda mais as riquezas naturais, em 2009 a prefeitura investiu na infraestrutura do local. Um projeto de urbanização e paisagismo das margens do rio tornou o ambiente ainda mais agradável e visitado.

A 800 metros do centro do distrito está localizado o Paredão Deus me Livre, com altura superior a 40 metros e o rio de águas doces e refrescantes logo abaixo, o local é propício para a prática de esportes radicais como rapel e tirolesa. Àqueles que não se arriscam no desafio, podem esperar na prainha, um espaço em frente ao paredão e às margens do rio.

Outro local muito visitado em Sítio Grande é a fazenda Ilha das Pedras Brilhantes, a três quilômetros do centro. Na área, escondem-se mais de 12 cavernas. A trilha construída pelo proprietário das terras, Edson José de Souza, possibilita um encontro com o passado, por meio das incisões rupestres que evidenciam a existência da tribo indígena Tapuias. As pinturas estão impregnadas por toda a extensão da gruta, saciando a vontade daqueles que procuram obter conhecimento a respeito da história de seus ancestrais.

Com mais de 1500 habitantes, Sítio Grande é um lugar com características próprias do interior. No fim da tarde é normal ver moradores sentados em frente de suas casas a lembrar a história que deu origem ao distrito. A começar pelo próprio nome da localidade, um sítio que se tornou povoado e em seguida o distrito de Sítio do Rio Grande, hoje chamado apenas de Sítio Grande.

Os interessados em visitar os pontos turísticos de São Desidério, podem procurar orientação no Centro de Informações Turísticas localizado à Praça Abelardo Alencar ou entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo pelo fone (77)3623-2801.
Por: Jackeline Bispo
Foto: Rodney Martins e Arquivo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário