VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 10 de março de 2011

Saiba como retomar o ano com contas em dia

Mal acabou o Carnaval e os consumidores já começaram a correr até as lojas para aproveitar descontos na venda de mercadorias. Com várias liquidações pela frente, especialistas dizem que é importante ficar atento ao endividamento, já que o início do ano tradicionalmente são de gastos excessivos.
Mas o alerta deve ser redobrado: o consumidor enfrentará nos próximos meses reajustes em despesas do dia a dia e por isso terá que apertar ainda mais o orçamento familiar. Há previsões de que, por exemplo, a conta de luz aumente 8% e os remédios também fiquem pelo menos 6% mais caros.
Para quem terminou o Carnaval no vermelho, agora não existe solução mágica. A melhor saída é o planejamento dos gastos dos próximos meses, defendem especialistas. “Tem compras de baixo valor que fazemos todos os meses e nem percebemos. Quando somamos o total, vemos que causam impacto”, diz Cristiana Santos, superintendente do Procon na Bahia.
O recomendável é detalhar em planilhas (seja em caderninhos ou no computador) todos os gastos mensais da casa. Isso permite identificar gastos supérfluos que podem ser cortados em situações de aperto.
O professor de finanças pessoais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samy Dana, recomenda que o consumidor divida seu faturamento mensal em três categorias. Um terço do orçamento deve ser destinado a gastos fixos. Outro um terço deve destinar-se às despesas extras. O restante vai para a poupança ou outra forma de investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário