VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 11 de março de 2011

Novo terremoto de 6,6 graus atinge o noroeste do Japão


11 de março - Incêndio atinge o aeroporto de Sendai, que foi atingido pelo tsunami, no nordeste do Japão. Foto: Reuters
Incêndio atinge o aeroporto de Sendai, após o primeiro terremoto, de 8,9 graus
Foto: Reuters

Um novo terremoto de 6,6 graus de magnitude atingiu por volta das 4h locais de sábado (16h de Brasília desta sexta-feira) a região montanhosa da prefeitura de Niigata, no noroeste do Japão, anunciou a emissora de rádio e televisão NHK.
A agência de notícias Kyodo informou, por sua vez, que não havia um novo alerta de tsunami depois desta réplica do devastador terremoto de 8,9 graus de magnitude que atingiu o Japão hoje.
Especialistas já haviam alertado para a possibilidade de novos tremores, decorrentes do abalo sísmico de grande impacto registrado na madrugada desta sexta-feira. O terremoto, de 8,9 pontos na escala Richter, atingiu a costa nordeste, próxima a província de Miyagi, cerca de 400 km da capital Tóquio, provocou um tsunami que deixou um cenário de destruição, cujo saldo de mortos pode passar de 1 mil.
De acordo com o geólogo da Universidade Estadual de Campinas Rogério Marcon, ouvido pela Agência Brasil, após um terremoto de grande intensidade ocorre uma sequência de pequenos tremores, que pode durar semanas, até que as placas tectônicas se acomodem novamente. Segundo o pesquisador, os novos abalos, no entanto, devem ser menos intensos.
"Já ocorreram por volta de 70 terremotos de magnitude 6 na escala Richter que devem perdurar por dias ou semanas, até as placas tectônicas se acomodarem na nova posição", explicou Marcon. "Esses tremores são pequenos ajustes das placas, menores do que o registrado de madrugada. Um terremoto com essa mesma magnitude é difícil acontecer no mesmo ponto".
Responsável por um aparelho que conseguiu captar, no Brasil, as ondas emitidas pelo terremoto, o geólogo explicou que tremores de terras são frequentes na área chamada Anel de Fogo, onde está o Japão. Mas que, mesmo preparados para isso, o tsnunami ultrapassou as expectativas e pegou de surpresa a população rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário