VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PSF amplia atendimento domiciliar no Nova Califórnia


Com o lançamento do Projeto Saúde em sua Casa, a equipe do Posto de Saúde da Família Raimundo Freire investe na ampliação do atendimento domiciliar à população do bairro Nova Califórnia.

Segundo a administradora do posto, Clécia Ramos Bittencourt, o trabalho envolve uma equipe de 13 pessoas formada por integrantes do programa e agen

tes comunitários de saúde.

A ideia é intensificar as visitas na casa do próprio paciente. As visitas são feitas sempre às sextas-feiras, com ênfase especial para idosos, hipertensos e cadeirantes.

“Hoje, de acordo com um cadastramento preliminar, existem na nossa área de atuação cerca de 500 idosos e pessoas sem condições de se locomover até o posto de saúde, mas que precisam de algum tipo de atendimento”, completou a administradora da unidade.

Clécia Bittencourt explica que o Raimundo Freire funciona normalmente como unidade de atendimento das segundas às quintas-feiras e na sexta-feira, as equipes atuam em campo visitando as famílias cadastradas para um trabalho de imunização, difusão de informações e realização de atendimento médico ou de enfermagem.

Ela informa que o projeto envolve o apoio de uma viatura do Departamento de Transportes da Prefeitura, que auxilia na remoção de pacientes para hospitais e clinicas no caso de alguma necessidade. Mas a prioridade do atendimento é centrada nas pessoas com dificuldades de locomoção.

O médico do PSF, Oswaldo Pereira, considera as visitas domiciliares como uma rotina do programa e destaca a importância do diagnóstico social da população da área. Observa que muitas consultas têm caráter preventivo, com orientações sobre noções de alimentação e de cuidados básicos de higiene. Em outros casos a equipe realiza consultas, trocas de curativos e de sondas.


Texto: Kleber Torres Reportagem : Oswaldo Brito Fotos : 20-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário