VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sábado, 17 de julho de 2010

Reabertura do Cepron garante
prevenção de câncer em Itabuna

O prefeito Capitão Azevedo, que participou da solenidade de reabertura do Centro de Prevenção Oncológica (Cepron), na manhã desta sexta-feira, (16) na avenida Inácio Tosta Filho, disse que foi uma emoção muito grande por está devolvendo à população, uma unidade como aquela que vai garantir o cuidado com a saúde da comunidade que tanto merece e precisa.

“Prevenir a doença é muito mais fácil e mais barato do que tratá-la. Daí nossa luta para que essa unidade voltasse a funcionar plenamente. Este é um presente muito importante para o itabunense e para a população regional que vem buscar atendimento gratuito no município”.

Também participaram do evento, que integram as comemorações do Centenário de Itabuna, secretários e diretores municipais, além de funcionários da Saúde. A solenidade contou ainda com a participação das secretárias de Saúde de Jussari, Nádia Simões Barbosa, e de Barro Preto, Alessandra Lopes da Silva, e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Dirigindo-se aos funcionários do Cepron, durante seu pronunciamento, o prefeito pediu que eles recebam os pacientes com o mesmo sorriso com que recebem autoridades. “Esse é o primeiro passo para que a pessoa que precisa de atenção na saúde sinta que aqui terá o atendimento certo, além do respeito e os cuidados disponibilizados por excelentes profissionais, médicos a auxiliares”.

O secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira disse que o fechamento do Cepron, no ano passado, por um acordo entre a Santa Casa de Itabuna e a Secretaria de Saúde do Estado deixou uma lacuna enorme e prejudicial à população. “Foi um problema que incomodou muito o prefeito e ele pediu o esforço de todos para que o centro voltasse a funcionar”.

Boas perspectivas

Vieira lembrou que o câncer do colo do útero, da mama e da próstata continua a matar muitas pessoas por falta de um diagnóstico precoce. “O centro oferece esse serviço gratuitamente. Isso para nós é mais uma etapa vencida, mas vamos avançar muito mais. As perspectivas são boas porque há determinação e boa vontade do prefeito e de toda a equipe de saúde”.

O Cepron vai funcionar como serviço de referência de diagnóstico e prevenção para pacientes de ambos os sexos, visando detectar câncer de pele, mama, colo do útero, próstata e da tireóide. Além do diagnóstico, a depender do resultado, o paciente terá ainda acompanhamento durante e após o tratamento, bem como suporte psicológico pós-cirurgia, se houver necessidade.

A unidade terá um corpo clínico formado por especialistas nas áreas de dermatologia, urologia, mastologia, ginecologia e endocrinologista. A equipe contará também com duas enfermeiras, dois técnicos em enfermagem e auxiliares. A infraestrutura do Cepron funcionará com sete consultórios médicos, salas de expurgo, esterilização e reunião, no anexo da Central de Regulação, localizada na avenida Inácio Tosta Filho, no centro de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário