VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Comemoração Hoje

O Dois de Julho, cujo cortejo foi considerado oficialmente bem imaterial do Estado, será comemorado em grande estilo este ano. Desta vez, as comemorações vão extrapolar os limites do cortejo em Salvador e das celebrações no recôncavo baiano. A exposição "Arte nas ruas", do artista plástico Chico Liberato, foi lançada em homenagem ao Dois de Julho. As obras de arte integrantes da mostra estarão espalhadas ao longo do circuito do desfile em forma de banners. As peças poderão ser vistas em fachadas de edifícios, 30 postes de iluminação do Campo Grande e 17 outdoors, além de outros pontos das vias públicas.

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) lançou o catálogo que contém, além da programação oficial, uma programação cultural completa do Dois de Julho, iniciada quarta-feira, dia 27, e prevista para terminar no dia 14. Nos 183 anos da Independência do Brasil na Bahia, o slogan da festa será Dois de Julho - Uma aula de cultura e civismo.

Na Galeria da Cidade, painéis, festivais e concursos, inclusive das melhores fachadas das casas, farão parte das comemorações do circuito Dois de Julho. Dois eventos chamam atenção para sua importância: a noite de autógrafos, no dia 3 de julho (segunda-feira), dos livros A guerra da Bahia, de Ubiratan Castro, e ABC do Dois de Julho, de Wlamyra Albuquerque. O trabalho da professora é totalmente ilustrado e dirigido para crianças do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O evento acontecerá no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, na Praça Thomé de Souza.

Já no dia 12 de julho, haverá a reinauguração da Casa do Benin, após a reforma das instalações e fachadas de um dos edifícios mais importantes do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Salvador. O projeto é uma parceria entre diversas entidades, coordenada pela FGM. Ao todo, foram três meses de trabalho, inclusive havia um planejamento para que as escolas municipais começassem a discutir o assunto desde maio, mas, com a greve, a ação não aconteceu.

Já no cortejo, está confirmada a participação de cinco grupos do recôncavo, dez filarmônicas, 20 escolas municipais e dez escolas estaduais com suas fanfarras, além da participação especial da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que, no dia do desfile, completa 60 anos e terá uma posição de destaque no cortejo.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

DIA 01.07.2007 - (DOMINGO)
"TE DEUM" - 10:30h
Catedral Basílica, celebrado pelo Arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo ou por Monsenhor Ademar.

CHEGADA DO FOGO SIMBÓLICO: procedente das Cidades de Cachoeira, Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, passando por Valéria chegando ao Bairro de Pirajá, conduzido pelos soldados do Exercito e atletas baianos.

16:00 HORAS
Acendimento da Pira

16:15 HORAS
Hasteamento das Bande
iras por autoridades: (formato tradicional)
Brasil - Prefeito de Salvador - Dr. João Henrique
Bahia - Prefeito de Simões Filho - Dr. Edson Almeida de Jesus
Salvador - Presidente da Câmara Municipal de Salvador/Vereador Valdenor Cardoso
Execução do Hino Nacional (sem canto): pela Banda da Polícia Militar.
Colocação de Flores no túmulo do General Labatut, pelo Exmº. Sr. Prefeito da Capital, Dr.João Henrique.

17:00 HORAS
Encerramento das solenidades no Bairro de Pirajá


Nenhum comentário:

Postar um comentário