VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 29 de junho de 2010

Itabuna representada em conferência que discutiu desenvolvimento urbano


Itabuna esteve presente à 4ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em Brasília para discutir desenvolvimento urbano e garantia dos direitos dos cidadãos. O município foi representado por técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Assistência Social.
Segundo Sérgio Fontes, da Assistência Social, a conferência foi importante sob vários aspectos e, principalmente, pela forma aberta e democrática como os assuntos foram discutidos.
O tema central, Cidade para Todos com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social, despertou muita atenção nos participantes do evento, que puderam dirimir dúvidas e colher informações sobre os avanços que vêm ocorrendo na relação entre poder público e população.
Ele observa ainda que entre os assuntos discutidos foram incluídos os avanços e as dificuldades na implementação da política de desenvolvimento urbano.
“Essa temática é interessante porque é muito abrangente e englobou os assuntos concernentes ao desenvolvimento da região Nordeste, com aprovação de propostas visando o fortalecimento da saúde regional, implantação de frigoríficos e a criação de um consórcio para o aterro sanitário com reciclagem do lixo, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente\".
A conferência também possibilitou, segundo Fontes, a discussão sobre estratégias para o combate às desigualdades sociais, bem como sobre a humanização das cidades, com a ampliação do acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte.
O evento teve como eixos temáticos: criação e implementação de conselhos das cidades, com a definição dos planos fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal; aplicação do Estatuto das Cidades, dos Planos Diretores e efetivação da função social da propriedade do solo urbano e a integração da política urbana no território e com relação à Política de Desenvolvimento Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário