VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cartão unifica dados de pacientes do SUS

Um novo sistema, criado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que será lançado no dia 17 deste mês, promete unificar e centralizar as informações sobre o atendimento dos soteropolitanos nas unidades de pronto atendimento do município. Para isso, é preciso que o cidadão possua o cartão municipal de saúde, que já começou a ser distribuído nos postos. Até a quinta-feira, 13, cerca de 80 mil cartões, do total de 1,2 milhão, já tinham sido entregues à população.

O sistema intitulado Vida, segundo o coordenador do núcleo de gestão da informação da SMS, Ariovaldo Borges Júnior, segue os mesmos princípios do cartão nacional de saúde, emitido pelo Ministério da Saúde. “Inclusive, com o mesmo número do cartão do ministério; ou seja, o cartão de saúde daqui pode ser usado, assim como o nacional, em qualquer cidade brasileira”, afirma ele, acrescentando que o de Salvador é diferente porque o cidadão pode fazer o cadastro, em um dos postos da cidade, por meio da identificação biométrica. “Desta maneira, mesmo o paciente sem o cartão pode ser identificado. Isso é importante no caso de o paciente chegar desacordado no posto sem documentos”, informa.

Os moradores poderão fazer o acompanhamento pela internet (clique aqui para acessar) das vacinas tomadas e de quando precisará de novas imunizações. Além disso, a SMS poderá informar ao cidadão a data da nova vacinação por meio de mensagem de texto via celular e e-mail. Esta etapa do processo ainda está em fase de conclusão, segundo a SMS, porque é “necessário aguardar o processo de licitação para a compra de pacotes de torpedo com as operadoras de telefonia móvel, que está em fase de conclusão”.

Outro benefício diz respeito ao atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o coordenador, o sistema possibilitará que os médicos regulares do serviço móvel possam saber, antes de encaminhar o paciente, em quais postos têm vagas. Atualmente, como denunciado por A TARDE, os pacientes são levados de um posto para outro em busca de leitos, o que agrava o quadro clínico do doente.

Como fazer o novo cartão de saúde

É preciso ir a um posto de saúde com RG, CPF e comprovante de residência. O processo de confecção é rápido e o cidadão já sai da unidade com o cartão. Outro serviço será o controle de vacinação, com sistema informatizado.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta sexta-feira, 14, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário