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ITABUNA-BA

terça-feira, 18 de maio de 2010

Aneel diz ter prazo de até 45 dias para divulgar cobrança de contas

Encerrada a visita de fiscais à Coelba, na sexta-feira passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta segunda-feira, 17, que tem um prazo regulamentar de 30 a 45 dias para concluir e apresentar o relatório da operação. Só então, representantes da agência irão se manifestar sobre as alterações verificadas nas contas de energia na Bahia.

A Coelba informou, por nota, que aguarda o relatório. De acordo com o promotor de Defesa do Consumidor Aurisvaldo Sampaio, o Ministério Público (MP) irá entrar em contato com a Aneel para cobrar uma resposta, uma vez que o prazo estipulado para isso venceu na semana passada. “Como não pediram prorrogação do prazo, estamos cobrando”, afirmou.

Cortes - Enquanto o problema envolvendo as cobranças não é elucidado, consumidores continuam reclamando. Nesta segunda, o comerciante Vagner da Conceição Pereira, 31 anos, foi até a agência da Praça da Sé para registrar queixa por uma ameaça de corte de energia, antes de receber resposta da Coelba à reclamação feita anteriormente por aumento na conta de abril.

Naquele mês, a fatura marcou R$ 142,39 (275 kwh). A seguinte, com vencimento para 31 de maio, chegou ainda mais alta: R$ 306,96 (594 kwh). “Sendo que minha média, até fevereiro, era de R$ 80”, garantiu.

Segundo Vagner da Conceição Pereira, um funcionário da empresa esteve na casa dele, no Tororó, pela manhã, em posse de uma carta de aviso do corte e com os instrumentos para desligar a rede.

“Ele já foi com o caminhão e tudo, mas eu não deixei ele cortar. Peguei a carta e vim direto registrar a queixa”, contou o consumidor.

Após enfrentar uma longa fila, o comerciante revelou, ainda, que a própria atendente da agência teria dito que os avisos de corte estavam sendo dados como uma forma de pressionar o consumidor, pois ninguém estava querendo pagar as contas.

Informada do protocolo e número de contrato de Vagner, a assessoria da Coelba esclareceu que não se tratava de aviso de corte, mas de aviso de cobrança.

Segundo a versão da empresa, o que aconteceu é que, diferente do que afirmou à equipe de reportagem, Vagner não teria registrado queixa anterior por aumento na fatura, o que ele contesta.

Ele também estaria com a conta de março em aberto, no valor de R$ 509 – o que Vagner alegou só ter obtido conhecimento ontem. “Esse valor é absurdo, não tem como eu pagar”, protestou.

Compromisso - Em nota oficial, a Coelba reafirmou o compromisso firmado com o MP: “Esclarecemos que o aviso de possibilidade de corte, emitido nas faturas de consumidores com contas em aberto, é uma mensagem-padrão. Pedimos aos consumidores com reclamações registradas na empresa sobre as contas de abril, que desconsiderem a referida mensagem.

Para os clientes que registrarem reclamações sobre contas emitidas em outros meses, a empresa aplicará os procedimentos normais de cobrança”.


Serviço

Coelba – Agência Praça da Sé, s/n 0800 071 0800

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