VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

domingo, 18 de abril de 2010

QUE DIA É HOJE



Dia Mundial do Radioamador

O Radioamadorismo se inicia com os experimentos do Padre brasileiro Roberto Landell de Moura e do italiano Guglielmo Marconi, que realizaram as primeiras transmissões de rádio no final do século XIX e início do século XX. Não apenas mais um hobby, mas um verdadeiro "passatempo científico", já que o mesmo envolve eletrônica e é uma oportunidade de comunicar-se com pessoas do mundo inteiro por meio de uma estação de rádio. As ondas de radiofreqüência são as responsáveis pela propagação de mensagens, tendo como principal objetivo "a evolução técnica das comunicações, estudo da propagação de ondas no espaço, aspectos geográficos em radiocomunicação e tudo que se ·relaciona com a RF (radiofreqüência)".

Radioamador é a pessoa devidamente habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação radioamadora, nas freqüências organizadas mundialmente pela UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade. O amante do radioamadorismo pode adquirir seu equipamento no comércio ou, o que é muito mais emocionante, montar sua própria estação de rádio, sendo somente para recepção, transmissão ou ambos. Essa é a característica que mais atrai os aficionados por eletrônica: a possibilidade de exercer a "veia científica" presente em todos nós. A experiência do radioamadorismo é responsável pelo melhoramento de várias tecnologias e e serviços presentes em nosso cotidiano, a exemplo dos sistemas de radiocomunicação empresarial, a telefonia celular e até mesmo o sistema de forno de microondas. Além do papel tecnológico, o radioamador também desempenha uma função social. São muitos os relatos de pessoas ajudadas durante tragédias naturais, seqüestros e na localização de veículos roubados. Os radioamadores são verdadeiros representantes de seu país, promovendo a imagem do mesmo lá fora. Para eles não existem barreiras éticas, religiosas, etárias, ideológicas, ou de naturalidade. Uma relação internacional de amizade e cordialidade é o lema do radioamador.

Dia de Allan Kardec

Dia do Autor e do Editor

Dia Nacional do Livro Infantil

Dia do Lívro Espírita

FATOS HISTÓRICOS

1955 Morre aos 76 anos o cientista alemão Albert Einstein.
Teoria da Relatividade: E=mc²
O estudo de Einstein também forneceu elementos para que todos os ramos das ciências biológicas e humanas revissem seus conceitos.

1945 O Decreto-lei nº 7474, que concedia anistia a presos políticos, foi assinado. O documento beneficiou Luís Carlos Prestes, que foi solto depois de passar 10 anos na prisão.

1978 O ditador chileno, Augusto Pinochet, anunciou a formação de um governo de civis, o primeiro desde o golpe de 1973.

1988 O Instituto Paraibano de Arqueologia anunciou a descoberta de um sítio arqueológico entre as cidades de Ingó e Campo Grande.

1998 O cantor romântico Nélson Gonçalves morreu, aos 78 anos, em decorrência de um enfarte. Ele vendeu perto de 80 milhões de discos em seis décadas de carreira.

ANIVERSARIANTES

1882 - Monteiro Lobato Foi o autor que mais escreveu para crianças em todo o mundo, sendo a sua obra considerada a mais extensa de literatura infantil de que se tem notícia. No período de 1925 a 1950, foram vendidos um milhão e meio de exemplares de seus livros.

1937 - Márcia Haydée Bailarina clássica.Diretora do Balé Nacional de Stuttgart, Alemanha.

1949 - Antônio Fagundes ator brasileiro de novelas, filmes e minisséries, participou das novelas O Rei do Gado e Porto dos Milagres, entre outras.

1957 - Cissa Guimaraes atriz e apresentadora de tv brasileira.

1960 - Anthony Garotinho político, foi governador do Rio de Janeiro até 2002, quando saiu do cargo para poder concorrer nas eleições para presidente.

1968 - Christian Slater ator. Filho do ator Michael Hawkins. Tinha sete anos quando a mãe o escalou para um pequeno papel no seriado de TV "One Life to Live". Nova Iorque, EUA.

1973 - Adriane Galisteu apresentadora brasileira.

1979 - Kiko Cantor e integrante do grupo KLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário