VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

domingo, 24 de janeiro de 2010

A Natureza se revolta e dar ao bicho homem o que é do Homem

Mortos por terremoto no Haiti ultrapassam 150 mil

Ministra da Comunicação afirmou que vítimas estão sendo enterradas em vala comum
Juan Barreto/AFP Photo
Haitianos carregam corpo de vítima do terremoto do último dia 12; ministra
da Comunicação disse neste domingo (24) que mortos chegam a 150 mil

Mais de 150 mil pessoas já foram enterradas em Porto Príncipe, capital do Haiti, após o terremoto que atingiu o país no último dia 12, afirmou neste domingo (24) a ministra da Comunicação do Haiti, Marie Laurence Jocelyn Lassegue, citada pelo jornal americano The New York Times.

Marie acrescentou que pelo menos 200 mil pessoas estão desabrigadas na capital e que mais de 250 mil moradores de Porto Príncipe se mudaram para outras províncias do Haiti.

A ministra haitiana ressaltou que os 150 mil mortos incluem apenas aqueles que foram enterrados pelo governo, não levando em conta as pessoas sepultadas ou queimadas pelos próprios familiares. O número também não leva em conta os mortos de outras cidades do Haiti, como Jacmel, onde milhares de pessoas possivelmente morreram.

Neste sábado (23), Marie Laurence já havia alertado que o número de vítimas fatais do terremoto possivelmente chegaria aos 150 mil antes do fim do domingo. Os corpos estão sendo retirados por caminhões do governo e levados para uma vala comum no norte de Porto Príncipe.


A contagem de mortos é baseada principalmente nesse enterro coletivo realizado pelas autoridades haitianas. Por isso, as estatísticas oficiais ainda são pouco confiáveis e o número exato de vítimas dificilmente chegará a ser conhecido.

Ainda assim, o governo do Haiti e as autoridades internacionais temem que o total de mortos em virtude do terremoto possa ultrapassar os 200 mil.
Países se reunirão no Canadá



Nesta segunda-feira (25), representantes de vários países, entre eles Brasil, Estados Unidos e França, participarão de uma reunião de emergência em Montreal, no Canadá, para preparar uma conferência internacional sobre a reconstrução do Haiti.

A coordenação dos esforços internacionais para recuperar o país, onde 200 mil feridos e pelo menos um milhão de desabrigados dependem totalmente da ajuda humanitária internacional para sobreviver, é de crucial importância, já que a infraestrutura estatal haitiana, que já era precária antes do sismo, foi destruída.

Estarão presentes à reunião a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner. A chefe da diplomacia canadense, Lawrence Cannon, presidirá o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário