VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cuidado

Mais de 120 mil pessoas foram infectadas com dengue na Bahia em 2009





Mais de 120 mil casos de dengue foram registrados na Bahia em 2009, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira, 18, pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Desses casos, 1.801 trouxeram complicações aos pacientes e 66 causaram óbitos.

O Comitê Estadual de Mobilização da Dengue se reúne na manhã de quinta-feira, 21, no auditório da Sesab, para apresentar o balanço da situação epidemiológica do Estado no ano de 2009.
A Bahia está entre os seis estados que apresentaram aumento no número de casos. Entre janeiro e agosto de 2009, foram 101.676 registros, contra 33.541 no mesmo período de 2008.
O número de casos graves (complicações e febre hemorrágica) cresceu de 240, em 2008, para 705, entre janeiro e agosto de 2009. No mesmo período, as mortes subiram de 15 para 47. Os outros estados onde cresceram as ocorrências são: Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Com o verão, o calor intenso e as chuvas aumentam a possibilidade de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da doença. Recipientes que podem acumular água parada, como lixeiras destampadas, lixo em terrenos baldios e pneus deixados a céu aberto facilitam a reprodução do mosquito.
Febre alta, fraqueza, dores nos músculos e nas articulações, falta de apetite, dores de cabeça, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele são alguns dos sintomas da doença. Os médicos explicam que aos primeiros sinais da doença, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário