VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

domingo, 10 de janeiro de 2010

Aumento da população de idosos amplia nichos de mercado de serviços na capital





Em 2050 eles serão 64 milhões de brasileiros e representarão 30% da população do País. O Brasil do futuro vai ficar velho e nas próximas décadas terá que acolher os adultos e jovens de hoje. Os idosos são 19 milhões e respondem por 9,84% da população atualmente, mas já existem negócios focados neles, como agências de turismo e academias de ginástica. Em alguns casos, este público já representa 70% do faturamento.



Com o crescimento do grupo, vão aumentar as incertezas quanto à capacidade do País em amparar esta parcela da sociedade. Por outro lado, as oportunidades a ser atendidas irão muito além da oferta de serviços na área de saúde ou da oferta de remédios para cuidados básicos.

De acordo com o IBGE, a população brasileira deve chegar ao máximo em 2039, com 219 milhões de habitantes e diminuir a partir de então, até chegar a 2050, com 215 milhões de pessoas. “O aumento da participação do idoso na sociedade é um resultado da queda nas taxas de fecundidade e no aumento da expectativa de vida no País”, explica o coordenador Técnico do Censo Demográfico na Bahia, Joilson Rodrigues de Souza. De 1950 até 2008, a expectativa de vida do brasileiro aumentou dos 43,3 para os 73 anos.
O artigo Mercado da Terceira Idade , publicado em 2006 pelo mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, José Ribeiro, especialista do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), destaca o potencial econômico dos idosos. Com base no Censo demográfico de 2000, ele ressalta áreas em Salvador com potencial de negócios para quem tem mais de 60.
O grupo ocupava 6,8% em média da população, mas a participação podia chegar aos 20% entre os moradores da Barra, Barra Avenida, Campo Grande, Canela e Vitória. Em relação à renda, cuja média era equivalente a 5,6 salários mínimos, havia uma variação entre 1,3 salários mínimos no Bairro da Paz e 21,6 salários no Itaigara, Caminho das Árvores e Iguatemi.

Na última Feira do Empreendedor, o Sebrae apresentou a agência de cuidadores como uma oportunidade para quem deseja investir em novos negócios. “Os idosos são um mercado que se destaca no Brasil”, afirma a coordenadora de atendimento empresarial, Isabel Ribeiro. Infraestrutura, acessibilidade, acompanhamento, lazer, entretenimento e estética são boas áreas, aponta.

Marly Cândida Oliveira, 65 anos, começou nas aulas de hidroginástica por recomendação médica. Sentia muitas dores no corpo por conta do trabalho como costureira. “Não conseguia fazer nenhum exercício, mas hoje em dia já sou quase uma profissional”, brinca. A saúde é a principal preocupação; entretanto, ela está satisfeita com a melhoria na forma física. “Quando melhora a saúde, o corpo acompanha”.
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste domingo, 10, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário