VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Empregos

Fábrica de motos criará mil novos empregos na Bahia

Vendas em alta atraem novos investimentos no setorAtraído pelo crescimento do consumo das classes C e D e pelo incremento na renda da população da região Nordeste, o grupo Miza, que atua na fabricação e montagem de motocicletas, deve desembarcar na Bahia no início do próximo ano.
A companhia está finalizando a formalização de um protocolo de intenções com o governo do Estado para implantação de uma unidade orçada em R$ 11 milhões na Região Metropolitana de Salvador.

A unidade será voltada para a montagem de motos de 50 a 250 cilindradas, com cerca de 80% dos componentes importados da China. A previsão é que sejam gerados mil novos empregos com uma produção de 60 mil motos por ano.
O secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, está otimista em relação ao incremento da indústria automotiva do Estado: “Com certeza, outras fábricas virão se somar a esta. Temos todas as condições para tornar o Estado cada vez mais atuante e competitivo nesta área”, pontuou.

O nome Miza parece, mas não é chinês. O grupo é 100% nacional. Apesar da previsão de inauguração da fábrica para 2011, a montadora deve iniciar as suas atividades já em março do próximo ano.
A montagem das motos será feita provisoriamente em um galpão, com capacidade de produção de 500 a 800 motos por mês, que serão comercializadas na Bahia. Está prevista a fabricação de três modelos de motos: a Fast, de 150 cilindradas, a Skema, de 125 cilindradas, e uma motoneta de 50 cilindradas, cujo nome ainda não foi definido.
O protocolo de intenções prevê o treinamento e a capacitação de mão-de-obra especializada pela empresa.
Como contrapartida, o governo deve conceder ao grupo incentivos fiscais como financiamento de capital de giro e hipóteses de diferimento de ICMS.
Balanço - O secretário de Indústria e Comércio, James Correia, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos três meses de gestão frente à secretaria e traçar perspectivas para 2010.
Para o secretário, o próximo ano será marcado pelo avanço da mineração no Estado. “A Bahia já é recordista em pedidos de concessão de áreas para exploração de minérios, superando estados com tradição no setor como Pará e Minas Gerais”, destacou.

Dentre os investimentos no setor, Correia citou o início das operações da mina de níquel de Itagibá. Ao todo, foram investidos R$ 900 milhões pela Mirabela Mineração, permitindo um aumento de 30% na produção nacional de níquel. Também foram destacados os projetos de exploração de ouro, em Jacobina e de vanádio, em Maracá

Nenhum comentário:

Postar um comentário