A caixa-preta que registra as conversas do piloto foi encontrada pelas
equipes que investigam a queda do avião em Paraty que matou o ministro
do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas. O
gravador será agora encaminhado ao Centro de Investigação e Prevenção
de Acidentes (Cenipa), em Brasília, para avaliação. “A equipe de
investigadores da Aeronáutica localizou nesta sexta-feira o gravador de
voz (cockpit voice recorder – CVR) da aeronave PR-SOM, acidentada em
Paraty”, confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB), em nota. Na noite de
quinta feira, logo depois da queda do avião, nas proximidades de Ilha
Rasa, a FAB havia comunicado à reportagem de VEJA que a aeronave modelo
King Air C90GT, da Hawker Beechcraft não tinha o dispositivo. Segundo a
assessoria, a confusão se deu porque, como esse tipo de aeronave não é
obrigado por lei a ter o dispositivo, a FAB considerou que ele não o
possuía. A inexigibilidade de caixa-preta também foi confirmada pela
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Anac explica que existem
dois tipos de equipamentos que integram a caixa-preta: um registra os
sons na cabine e o outro, os dados de comando da aeronave. Pela
legislação, o C90GT não precisaria ter nenhum desses dispositivos, mas o
avião acidentado possuía o gravador de voz. “Informamos que a aeronave
PR-SOM possuía o gravador de voz, embora o equipamento não fosse
obrigatório para o modelo C90GT, com operação privada”, disse a agência
em nota a VEJA. A aeronave registrada sob o prefixo PR-SOM foi fabricada
em 2006 e estava registrada em nome de uma empresa de Carlos Alberto
Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, que também morreu no
acidente. Os certificados estavam em dia, conforme dados da Anac. O
registro de aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de
manutenção, até abril deste ano. O C90GT é um turbo-hélice topo de linha
considerado seguro. “É um dos modelos mais famosos, bastante confiável,
e consegue voar até mesmo com um só motor”, disse o piloto Luís
Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da escola de aviação Fly
Training Center. De acordo com a Flight Safe Foundation, organização que
compila informações sobre acidentes aéreos em todo o mundo, desde 2010
ocorreram oito acidentes com o modelo, resultando em 11 mortes. (Veja)