VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Prefeito de Itacaré participa do relançamento do Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima




O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou na tarde desta terça-feira do relançamento do programa Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima, desenvolvido pelo Movimento Mecenas da Vida e com o apoio de uma rede de colaboradores, vencedor do prêmio Desafios de Inovações em Turismo Sustentável/2020. O programa foi reconhecido pela UNESCO, em 2011, como exemplo de novas e boas práticas que se reportam às questões da educação para o desenvolvimento sustentável.




De acordo com os organizadores, o objetivo é transformar a APA Costa de Itacaré – Serra Grande num destino turístico “Guardião do Clima”, onde moradores locais, visitantes, empresários, proprietários de imóveis rurais, agricultores familiares, comunidades tradicionais e poder público praticam de forma sinérgica ações socioambientais em prol do clima, da vida e do planeta. O Guardiões da Vida propõe criar um Sistema de Valor Compartilhado no qual todos cooperam e todos se beneficiam com os resultados socioambientais.



Durante o encontro o coordenador do programa, Salvador Ribeiro, juntamente com toda a equipe do Mecenas da Vida, falou da história do Movimento e os detalhes do programa, que é um mecanismo financeiro sustentado pela compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa, que fomenta ações socioambientais voltadas à sustentabilidade local e global.



A iniciativa prevê a cobrança monetária pela compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa dos empreendimentos, dos turistas, moradores e proprietários de imóveis rurais. A partir daí é feito o Pagamento por Serviços Ambientais aos agricultores e populações tradicionais, que passam a executar um conjunto de ações para compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa.



Ainda durante o encontro a equipe do Movimento Mecenas da Vida apresentou os agricultores já fazem parte do projeto e entregou os novos selos do Guardiões da Vida às empresas que fazem parte da rede colaborativa. Também destacou a importância de novas empresas e segmentos participarem da iniciativa.



A rede de colaboradores receberá o selo do programa que dá ciência dos compromissos socioambientais que possuem na região. Tudo isso sem contar que terão o seu nome divulgado na plataforma do programa atestando que colaboram para construir um destino turístico sustentável e “Guardião do Clima”. Recebem também o Cartão de Vantagens que permite descontos de 5% na compra de produtos e serviços na rede de parceiros.



O prefeito Antônio de Anízio parabenizou o Movimento Mecenas da Vida pela iniciativa e garantiu que a Prefeitura de Itacaré será uma parceira do projeto, que visa transformar o município verdadeiramente em um destino completo sustentável. O prefeito também falou de iniciativas importantes desenvolvidas pelo município na área ambiental, a exemplo do Programa de Coleta Seletiva, o Lixão Nunca Mais, o projeto de recuperação de nascentes e da mata nativa e a criação de parques ecológicos municipais em áreas como o Campo Cheiroso e o Pontal. Antônio de Anízio anunciou ainda que estará firmando parcerias com o Movimento Mecenas da Vida em diversos programas de preservação e conservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário