VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 24 de maio de 2017

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DECIDE CRIAR GRUPO DE TRABALHO PARA ELABORAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CEPLAC


Em audiência articulada pelo deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), o ministro interino da Agricultura decidiu, nesta terça-feira (23), criar um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar um projeto de revitalização da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com a participação das entidades representativas e da região. A portaria que cria o GT será promulgada em 5 de junho, quando é comemorado o Dia Internacional do Cacau, marcando assim a retomada da cacauicultura brasileira.

A decisão do ministro interino, Eumar Novack, tomada em reunião onde estavam presentes, além de Davidson, o vice-governador da Bahia, João Leão, representantes dos funcionários da Ceplac e os deputados estaduais Eduardo Salles e Gika Lopes, foi comemorada por todos. Significou um grande avanço, disse João Leão.

“O Brasil já foi o segundo maior exportador de cacau do mundo. Hoje, é o sétimo. Um dos motivos dessa queda é que a Ceplac perdeu importância e recursos do governo federal”, lamenta Davidson.

Pela manhã, na audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, foi debatida um conjunto de ações para que o Brasil retome seu lugar privilegiado enquanto exportador de cacau. Os presentes sugeriram medidas como retomada de concursos públicos - o órgão está há 20 anos sem novos servidores -, transformação da Ceplac em uma autarquia e diversificação de suas fontes de financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário