VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 17 de abril de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE INICIOU HOJE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM ITABUNA


Os trabalhadores da saúde  estão sendo convocados para a imunização contra a Influenza A (gripe H1N1), que começa hoje (17), em Itabuna, conforme cronograma elaborado pela Rede de Frios da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação acontece nos postos das Unidades Básicas de Saùde e de Saúde da Família e antecede a Campanha Nacional de Vacinação 2017, programada pelo Ministério da Saúde para o dia 13 de maio.

A coordenadora da Rede de Frios, Camila Brito, informou que a cada semana um grupo prioritário deverá receber a dose da vacina, numa estratégia que visa atingir todos os públicos-alvos, facilitar o trabalho das equipes e ao mesmo evitar filas. A coordenadora lembra que devem receber a vacina idosos, gestantes, pessoas com comorbidades , crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos e portadores de doenças crônicas tais como diabetes.  Já no Dia D (13 de maio) devem ser imunizados todos os públicos.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lísias São Mateus, reforça a importância da vacina contra a gripe, por ser considerada uma doença que pode levar a complicações mais sérias, como a pneumonia, por exemplo. Disse também  que a proposta da imunização por parte do Ministério da Saúde é evitar ou diminuir o número de internações e até de mortes causadas por infecções. Sobre o cronograma elaborado pela Rede de Frios, ela espera que o município alcance uma cobertura de pelo menos, 90% da população-alvo, como orienta o Ministério da Saúde.

Lísias lembra ainda que a vacinação é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF) em horário normal de atendimento. “A saúde pública tem sido uma preocupação muito grande do prefeito Fernando Gomes, e ele não tem medido esforços para dotar o município de uma saúde de qualidade e que atenda a todos indistintamente”, frisou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário