VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 9 de março de 2017

SAS REALIZA AÇÕES CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO DIA DA MULHER


O dia 8 de março nos remete a vários significados que se relacionem ao empoderamento feminino. Dentre esses significados, que incluem todas as lutas e conquistas alcançadas nos últimos anos, devemos ter sempre a atenção voltada às mulheres vítimas de violência doméstica. Em Itabuna esse amparo é realizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), que através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) atende as vítimas de violência doméstica. Composto por profissionais que abrangem diferentes áreas de atuação, o CRAM auxilia a mulher com acompanhamento de psicólogas, advogadas e assistentes sociais.

O que poderia ser exceção, no CRAM virou regra e a equipe interdisciplinar do local é integrada por mulheres. O atendimento humanizado é fruto da sensibilidade da SAS em assistir as mulheres em momento tão delicado. Atualmente 48 vítimas de agressões são acompanhadas pelo centro que em 2016 atendeu 347 mulheres.  Segundo a assistente social Alana Del Rei, a demanda seria ainda maior se todas as mulheres procurassem o amparo do CRAM. Para ela, “muitas vítimas apresentam receio em compartilhar que sofreu violência doméstica, seja por medo do companheiro ou por vergonha, já que se trata de algo muito doloroso”.

O acompanhamento contínuo visando retomar a qualidade de vida da mulher tem sido umas das principais frentes de trabalho da Secretaria de Assistência Social. A secretária Sandra Neilma alerta sobre a importância da denúncia nesses casos onde a mulher sofre violência. Sandra ressalta que as vítimas devem procurar fazer o registro da ocorrência na delegacia da mulher (DEAM) para que as medidas de proteção entrem em vigor. “O principal objetivo do CRAM é ajudar essas mulheres de modo que elas resgatem a sua autoestima e voltem a viver com tranquilidade”, conclui.

O atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Mulher é realizado de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. O CRAM está localizado na Rua Almirante Tamandaré, 513, centro. Para contato, o telefone disponível é: (73) 3613-5610.

PREFEITURA FAZ HOMENAGENS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Mais de 200 mulheres que atuam no serviço público foram homenageadas neste dia 08 de março pela administração pública municipal durante evento realizado no Centro Administrativo Municipal. Com distribuição de rosas, brindes e lanches as funcionárias foram surpreendidas. Para Luzia Lima Silva, do setor de protocolo, o ato é uma forma de valorizar a mulher.   “Eu tenho 30 anos de prefeitura e nunca vi um governo fazer o que o prefeito Fernando Gomes está fazendo conosco neste dia”. Ela disse ainda que essa atitude é muito importante para a aproximação entre governo e o servidor público, que se sente reconhecido e valorizado. “Isso eleva a estima do funcionário e melhora a qualidade do serviço,” pontuou.
A funcionária, Ely Marques, do setor de arrecadação, diz que foi “importante a lembrança do governo para com as mulheres, porque mostra a preocupação da administração com os servidores e denota que existe este intercâmbio entre governo e povo” – ressaltou.

O prefeito Fernando Gomes destacou que “o dia da mulher é todo dia”, mas que ele tem procurado valorizar os funcionários, principalmente as mulheres, “pois o seu governo é representado por muitas delas”, destacando a atuação das secretárias Maria Alice (Governo), Sandra Neilma (Assistência Social) e Anorina Smith (Educação).
Fernando ressaltou que seu projeto é melhorar a qualidade de vida das funcionárias públicas, através de cursos de capacitação e melhoria salarial. “Infelizmente pegamos uma massa falida. Os dois gestores que me antecederam foram irresponsáveis, deixando muitas dívidas. Quem sofre com isso é o funcionário” - declarou.
A secretária Maria Alice, destacou a importância das homenagens e reafirmou o compromisso do governo para com a mulher. “É uma de nossas prioridades, valorizar o trabalho da mulher e mostrar que ela tem papel relevante em tomar grandes decisões. Por isso, vamos continuar fazendo a nossa politica de valorizar a funcionária pública municipal” – finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário