VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 28 de março de 2017

Prefeito Moacyr Leite fecha parceria para produção de palmito pupunha


Visando o fortalecimento da economia local, o prefeito Moacyr Leite tem buscado apoio para alavancar a produção de palmito pupunha em Uruçuca. Nessa semana, o gestor esteve reunido com Marcelo Trindade, gerente geral da Inaceres, e o gerente agroindustrial da empresa, Manoel Aboboreira Neto. A Inaceres é uma empresa de alimentos especializada em palmito pupunha, fundada em 2001.

No encontro, foi firmada parceria para o Projeto de Incentivo à Produção do Palmito Pupunha, que tem como objetivo oferecer aos produtores locais atividades de pesquisas, melhoria nas técnicas de manejo, além da realização de festival gastronômico.  “O cultivo do palmito é algo que só tem a crescer e devemos focar nessa perspectiva para que nosso produtor esteja fortalecido e atendendo as demandas do mercado”, explicou o prefeito.  

O Festival Gastronômico será um espaço para produtores, investidores e para quem aprecia a boa comida, além da geração de renda e enriquecimento do calendário de festas da cidade. O Festival vai acontecer em duas etapas: a primeira na sede no município; e a seguinte, no distrito de Serra Grande, reunindo o que há de melhor em gastronomia, onde o item principal,  será o  palmito pupunha cultivado em Uruçuca.

De acordo com prefeito, uma equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico, liderada pelo secretário Águido Muniz, realizará um levantamento de produtores locais para a definição das ações iniciais do projeto, juntamente com a Inaceres. “Logo estaremos informando a população e aos produtores como tudo será desenvolvido no município”, disse. O prefeito frisou a questão ambiental que envolve o plantio do pupunha. “O plantio do pupunha não é só viável economicamente, mas, ecologicamente também. É uma cultura que não prejudica o solo. E essa é a mensagem que devemos trabalhar junto aos produtores, que podemos gerar renda sem agredir o meio ambiente,” detalhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário